Conhecimento

Qual a melhor época do ano para plantar árvores frutíferas?

Escrito por susan sivek | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros

Você pode cavar um buraco e plantar uma árvore frutífera quando quiser. Mas qual é a melhor época do ano para fazer o plantio e ter certeza de que a planta será saudável, oferecendo uma colheita produtiva? Primeiramente, depende do local e dos padrões climáticos para decidir se a época ideal para plantar é na primavera ou no outono. Outro fator importante a ser considerado é a espécie de pomar que será plantado.

Outras pessoas estão lendo

Importância de plantar na época certa

Fazer o plantio de árvores frutíferas na época certa do ano pode ter um efeito significativo na capacidade de criarem raízes fortes e produzirem colheitas abundantes. Embora seja possível plantar uma árvore em qualquer época do ano, algumas espécies podem se desenvolver melhor que outras. No fim das contas, isso significa mais frutas e você terá um pomar no seu quintal por muito mais tempo. Avalie cuidadosamente os padrões climáticos da estação do ano no local escolhido, antes plantar.

Local de plantio

O momento certo do ano para plantar árvores frutíferas depende do local. Em regiões de climas mais quentes, quando as temperaturas forem moderadas, tanto faz plantá-las na primavera ou no outono. Em locais que o outono é mais frio; a primavera é a melhor época para o plantio, assim que o solo estiver completamente descongelado. Plantar em locais onde o outono é mais frio, que consequentemente é seguido pelo gelo e neve do inverno, não é muito bom para a planta enquanto ela estiver tentado se desenvolver. Da mesma forma, deve ser evitado plantar no verão, em zonas com temperaturas elevadas. Porém, em locais de climas mais frios, o verão pode ser uma boa época para o plantio. Pense sobre como será difícil para a árvore começar a crescer em condições climáticas extremas.

Considerações

Escolha o tipo de árvore frutífera que seja apropriado para a época do ano. As mudas de raízes nuas (vendidas sem terra em torno das raízes) terão tempo para desenvolver as raízes e se prepararem para verões quentes se forem plantadas no início da primavera, ou seja, no mês de setembro ou outubro. As mudas vendidas com terra em volta das raízes ou em um vaso podem esperar até o fim da primavera ou início do outono para serem transplantadas para o solo, porque elas terão mais facilidade para se integrarem ao terreno antes que as temperaturas quentes ou frias fiquem mais extremas.

Benefícios

Escolher a época certa do ano para plantar as árvores frutíferas facilita a aplicação de técnicas orgânicas para fazê-las crescerem. Um pomar que é bem resistente e forte é mais capaz de resistir a doenças e pragas. Isso significa que o uso de técnicas orgânicas pode controlar quaisquer problemas que surjam. É possível obter frutas mais saudáveis e de forma mais ecológica, se a época do plantio for cuidadosamente calculada.

Prevenção/Solução

Você pode fazer com que seus pomares fiquem mais fortes e cultivá-los de uma forma que seja mais fácil cuidar deles, se plantá-los na época certa. Porém, também é necessário saber exatamente quando podá-los. A poda de árvores frutíferas no verão limita a quantidade de energia que elas podem armazenar nas raízes no final do verão e no outono. Isso irá atrapalhar o crescimento do pomar na primavera seguinte. Uma árvore menor pode parecer menos chamativa, mas será mais fácil cuidar dela por conta própria e você poderá colher todas as frutas que ela der sem usar uma escada. Podar e controlar o crescimento do pé de fruta, obedecendo às estações do ano, o ajudará a determinar se o trabalho foi compensado.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media