A melhor época do ano para visitar Machu Picchu

Escrito por catherine rayburn-trobaug | Traduzido por luis nei jr.
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor época do ano para visitar Machu Picchu
A cada ano, quase meio milhão de pessoas visitam Machu Picchu (Wayna and Machu Picchu image by Towards Ithaca from Fotolia.com)

Chamada de Montanha Antiga pelo povo Inca que o construiu, Machu Picchu atrai centenas de milhares de turistas a cada ano. A antiga cidade peruana está localizada a cerca de 2.400 metros acima do nível do mar e, embora seja perto da linha do equador, o tempo pode variar de frio e chuvoso para seco e árido. Planejar a viagem para época ideal do ano pode tornar a visita mais agradável e menos estressante.

Outras pessoas estão lendo

Histórico

Machu Picchu foi fundada no século XV pelos Incas. Este Império dominou a região andina central da América do Sul por quase 400 anos e se destacava pelos grandes arquitetos e construtores de estradas, entre outros atributos. A cidade foi abandonada e mais tarde redescoberta, em 1911. Hoje é protegida pelo governo peruano, foi nomeada Patrimônio Mundial pela UNESCO e é acompanhada de perto por causa da grande quantidade de turistas que visita a região. Todos os visitantes devem estar acompanhados de um guia certificado e escolher um entre os quatro meios de chegar à cidade: percorrer a trilha de quatro dias, tomar um trem, um ônibus ou um helicóptero.

Condições climáticas

Não obstante a América do Sul equatorial seja conhecida pelas florestas tropicais úmidas, a altitude de Machu Picchu torna as temperaturas muito mais amenas. A faixa média fica entre 10 e 30 graus Celsius, com pequenas variações ao longo do ano. A região subtropical tem uma temporada anual de chuvas e de seca, mas Machu Picchu é quase sempre cercada por nevoeiro, em qualquer época. De novembro a abril é a época das chuvas, embora pancadas leves de água ocorram durante o ano inteiro. A alta temporada corresponde à estação da seca, em julho e agosto, quando as noites são frias e os dias mais secos. Janeiro e fevereiro são os meses mais chuvosos. Muitas pessoas visitam a área entre novembro e abril para evitar os maiores multidões.

A melhor época do ano para visitar Machu Picchu
Independentemente da época do ano, Machu Picchu é normalmente envolta em nevoeiro (Machu Picchu in the fog image by evillager from Fotolia.com)

Evite as multidões

O tempo influencia bastante no fluxo de turistas ​​na região de Machu Picchu, mas há outros fatores. Evitar o período de tempo em que a maioria das escolas e faculdades estão em férias é uma boa ideia. Se um clima não tão ideal não for um problema para você, planejar a viagem na época das chuvas é também uma possibilidade, mas esteja ciente das datas de fechamento e condições climáticas extremas. Em qualquer época do ano, as manhãs são geralmente mais vazias e a caminhada pela Trilha Inca, em vez de tomar um ônibus ou ir de trem, também é uma opção.

A melhor época do ano para visitar Machu Picchu
Fazer a Trilha Inca é uma boa maneira de evitar as multidões presentes na maior parte do ano (excursion in machu-picchu city image by Galyna Andrushko from Fotolia.com)

Considerações especiais

Embora seja tentador viajar para Machu Picchu na parte mais pesada da estação chuvosa, há algumas coisas a considerar. A Trilha Inca é fechada durante todo o mês de fevereiro por causa de possíveis situações de risco. Embora outras rotas estejam abertas, muitas estradas e caminhos podem ser fechados de repente por causa de deslizamentos ou inundações.

Dicas

Planejar uma viagem para Machu Picchu na época das chuvas requer flexibilidade e paciência. As condições climáticas podem mudar de maneira súbita, de modo que ter um plano alternativo para visitar outras áreas pode aliviar as frustrações. Compre ingressos com antecedência na alta temporada para evitar ficar sem transporte, e não se esqueça do protetor solar, não importa em que época esteja.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível