A melhor época para podar pessegueiros

Escrito por theresa leschmann | Traduzido por liana fernandes
A melhor época para podar pessegueiros

Saiba qual a melhor época para podar pessegueiros.

Group Of Peaches image by LynWatanabe.com from Fotolia.com

Podar pessegueiros é trabalhoso. No entanto, para facilitar a boa produção de frutas e a saúde das árvores, isso deve ser feito anualmente. Determinar o momento e a técnica certos são a chave para se ter pessegueiros saudáveis e produtivos.

Outras pessoas estão lendo

Quando podar os pessegueiros

O aspecto crucial da poda de pessegueiros é escolher o momento certo. Os pessegueiros devem ser podados após a última geada de primavera. Se forem podados muito cedo e ocorrer uma geada, os cortes abertos podem causar danos à árvore. Confira as datas de geadas para a sua região e siga as previsões do tempo locais durante essa época para planejar o melhor momento para a poda.

Por que podar os pessegueiros?

Se não forem podados, diversos problemas podem ocorrer com seu pessegueiro. Árvores que não são podadas muitas vezes produzem mais do que o esperado, mas a fruta não é de alta qualidade. Sem a poda, as árvores estão mais sujeitas a doenças e um ciclo de vida mais curto. Outro motivo para podá-las tem a ver com conseguir alcançar os pêssegos. Pessegueiros dão frutos em madeira de segundo ano. Quando a madeira fica mais velha, para de produzir. A árvore irá gerar galhos mais novos e mais altos para alcançar a luz solar e o fluxo de ar, deixando o fruto mais difícil de alcançar.

O que podar

O objetivo da poda é promover a boa saúde da planta. Limpar o espaço entre os galhos promove fluxo de ar, que por sua vez ajuda a prevenir doenças e torna mais fácil a aplicação de inseticidas. Pode brotos de raiz e ramos "ladrões", iniciando no pé da árvore e subindo até cerca de 1 m. Os brotos de raiz são ramos que nascem de botões abaixo da terra, no talo da raiz. Eles basicamente se desenvolverão em outro tronco, se permitir que cresçam, roubando os nutrientes e a água da árvore original. Brotos "ladrões" são ramos que crescem verticalmente na árvore. Eles fazem sombra para a parte inferior e as frutas não se desenvolvem bem neles. A seguir, remova todos os brotos acima de 2 m de altura, deixando brotos avermelhados, que tenham entre 45 cm e 60 cm de comprimento e que darão frutos esse ano. Evite deixar galhos em âgulos de 90º. Remova todos os brotos que nascem em direção ao centro da árvore. Remova qualquer galho acinzentado (que são os galhos mais velhos) da área frutífera entre 1m e 2m de altura. Corte todos os galhos quebrados. Isso limitará os espaços por onde insetos podem invadir sua árvore. Seu objetivo é podar 40% da árvore anualmente.

Outras considerações à poda

Após a colheita, pode os novos brotos verticais. Pode também todos os brotos ou galhos danificados assim que detectá-los. Praticar a boa manutenção ajuda a prevenir doenças e problemas com insetos posteriormente. Remova também ramos que se cruzem. As frutas nesses galhos se roçarão e ficarão danificadas.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media