Lazer e cultura

A melhor época para visitar o Sudeste Asiático

Escrito por jennn fusion | Traduzido por sonia oliveira
A melhor época para visitar o Sudeste Asiático

Visite os campos de arroz do Sudeste Asiático

Rice field view image by Yande from Fotolia.com

O Sudeste Asiático inclui os países que estão ao sul da China, ao este da Índia e ao norte da Austrália. Os viajantes ocidentais podem escolher passear em grandes cidades como Bangkok, Singapura ou Kuala Lumpur, ou em paraísos calmos em Bali, Laos ou Tailândia. A melhor época para visitar países como Vietnã, Camboja, Malásia ou Filipinas tem muito a ver com fugir das multidões e evitar o clima mais quente e úmido.

Outras pessoas estão lendo

Tempo

O período que vai de novembro a fevereiro é normalmente o melhor para visitar o Sudeste Asiático, pois o clima é mais seco e fresco. Segundo o guia Frommer's, geralmente o Sudeste Asiático é caracterizado pelo tempo quente e úmido, já que fica nos trópicos, perto da Linha do Equador. As temperaturas médias nesta região são de cerca de 27 graus Celsius durante todo o ano. A época do ano mais quente é entre março e junho, com as temperaturas chegando a 36 graus Celsius. As chuvas torrenciais monçônicas caiem entre junho e outubro na maioria dos países, tornando muito difícil a prática de atividades como mergulho, surf, caminhada ou banhos de sol. Contudo, há exceções, pois na Malásia e na Indonésia a estação quente é entre abril e outubro.

Multidões

O período de novembro a fevereiro é o mais cheio, pois há muitos turistas ansiosos para escapar do inverno na Europa e na América do Norte. Espere preços mais caros e grandes multidões. A "Conde Nast Traveler" avisa que "55 milhões de turistas visitam a região todos os anos, desde mochileiros a turistas de luxo", por isso é muito importante ponderar época em que você vai viajar para evitar multidões. O tailandês especialista em viagens Sandy Ferguson disse a "Conde Nast Traveler" que a melhor época para viajar é entre abril e maio, mas isso se você conseguir suportar o calor. Ele acrescentou ainda que deve-se evitar o começo de abril, quando é celebrado o Ano Novo na Tailândia e no Laos.

Custo

O Sudeste Asiático serviu de inspiração para o primeiro "Shoestring Budget" do guia de viagens Lonely Planet, com preços surpreendentemente acessíveis. Entre os países mais econômicos para se viajar estão Indonésia, Myanmar, Laos e Camboja. Apesar da acessibilidade de preços da região, determinadas épocas do ano são mais baratas ainda. Os meses de verão são de um calor sufocante, mas os voos e os hotéis são relativamente mais baratos em locais como no Vietnã e na Tailândia. Setembro e outubro são épocas baratas para viajar porque antecedem a alta temporada.

Vida selvagem

Uma bom local para ver felinos, morcegos, cobras, esquilos voadores e loris-preguiçoso é o Parque Nacional de Taman Negara na Malásia, mas você terá que visitar entre os meses de fevereiro e setembro para evitar as infestações de sanguessugas. Entre março a outubro é também a época ideal para ver os orangotangos do Bornéu, que estão em vias de extinção. O Parque Nacional de Khao Sok, no sul da Tailândia, é o local ideal para ver leopardos, ursos do sol, gibões, tigres e elefantes. As épocas recomendadas para viajar são em outubro, novembro e maio.

Acontecimentos

O guia Frommer's recomenda que você planeje a sua viagem por volta do Songkran Tailandês, de 13 a 15 de abril, quando os tailandeses celebram o seu Ano Novo, inundando as ruas com baldes de água, arminhas de água e mãos cheias de pó de talco. Em Laos, as corridas de Barcos Dragão em setembro acontecem em todas as cidades na beira do rio, apresentando trajes coloridos e uma procissão na água. No princípio de novembro, centenas de budistas dirigem-se ao templo That Luang no Vietnã, que é um local maravilhoso para ir. Passe o Ano Novo Chinês em Singapura, onde acontece a maior festa do Sudeste Asiático.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media