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O que é melhor: Esteira ergométrica, máquina de remo ou bicicleta ergométrica?

Atualizado em 14 setembro, 2017

Os equipamentos de exercícios ficam mais baratos conforme a tecnologia melhora. Apesar das bicicletas ergométricas de alto nível serem um pouco mais baratas do que as máquinas de remo e esteiras ergométricas de mesmo nível, esses três tipos de máquinas estão ao alcance da maioria das pessoas de classe média. Cada uma possui suas vantagens e desvantagens específicas, mas, no fim das contas, a melhor máquina é a que você gosta o suficiente para usar frequentemente.

As bicicletas são as mais baratas entre os três tipos de máquinas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Músculos trabalhados

Você pode, raramente, ver alguns modelos de bicicletas e esteiras com barras móveis que permitem que trabalhe a parte superior do seu corpo. A maioria desses aparelhos, porém, trabalha apenas os músculos inferiores. Uma máquina de remo, por outro lado, trabalha o corpo todo. Seu componente para a parte superior do corpo trabalha principalmente os músculos grandes das suas costas e ombros, além dos músculos de puxar dos braços.

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Suporte de peso

Os exercícios que precisam que o corpo suporte o seu peso, como a caminhada na esteira, ajudam a reduzir a perda de minerais em suas pernas, quadris e coluna inferior, segundo a Mayo Clinic. Nem as máquinas de remo nem as bicicletas ergométricas oferecem este benefício, pois o assento suporta o seu peso, e não suas pernas e pés.

Impacto

A caminhada em uma esteira é considerada uma atividade de baixo impacto; seus pés saem da superfície de trabalho e voltam para ela, mas não há muito impacto em cada passo. Correr na esteira, por outro lado, é uma atividade de alto impacto. A caminhada de baixo impacto pode ser benéfica se tiver osteoporose, mas você deve evitar exercícios de alto impacto, como a corrida, se tiver essa doença ou ferimentos que façam com que não tolere o impacto repetido de alta intensidade. Isso limita a intensidade dos seus exercícios na esteira.

Com uma máquina de remo ou bicicleta, porém, é possível fazer o máximo de esforço possível, pois ambas são de baixo impacto, mesmo com alta intensidade.

Curva de aprendizado

A técnica correta em uma máquina de remo requer um impulso poderoso com ambas as pernas, uma inclinação rápida da parte superior do corpo e um movimento de mãos ainda mais rápido com as alças. É possível aprender essa técnica e fazer exercícios de alta intensidade com apenas alguns minutos de instrução e treino. Porém, ela ainda possui uma curva de aprendizado maior do que a esteira e a bicicleta, que imitam movimentos com os quais você provavelmente já está acostumado desde jovem.

Funções

A maioria das máquinas de remo de alto nível são feitas para treinar e condicionar remadores competitivos. Não significa que você não deva usá-las se não for um remador, mas afeta as funções extras da máquina. Se deseja funções como ciclos pré-programados e ventiladores embutidos, deve optar por uma esteira ou bicicleta. A maioria dos fabricantes de máquinas de remo prefere funções de alto desempenho, como modo de corrida, que permite que o usuário corra contra oponentes eletrônicos ou, em alguns casos, outro remador em uma máquina próxima.

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Referências

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