O melhor filtro do aquário para tanques de 100 litros

Escrito por naomi bolton Google | Traduzido por catarinne lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O melhor filtro do aquário para tanques de 100 litros
Filtros limpam o aquário de qualquer tipo de sujeira orgânica (aquarium fish image by Rade Cojbasic from Fotolia.com)

Peixes de aquário e outras criaturas aquáticas continuamente sujam a água com resíduos metabólicos. Os filtros são essenciais para um aquário. Filtros externos são a melhor escolha para os tanques com capacidade para 100 litros. Há um espaço limitado dentro de um aquário deste tamanho para colocar filtros internos e um tanque grande, que normalmente não terá um sump ligado a ele. Sumps são reservatórios em que os filtros e aquecedores são colocados, que normalmente ficam em baixo de aquários muito maiores. Um filtro externo será capaz de realizar a filtração biológica, química e mecânica. Um certo número destes tipos de filtros está disponível no mercado, incluindo o AquaClear 150, que será adequado para um tanque deste tamanho.

Outras pessoas estão lendo

Princípios básicos de filtração

A água poluída do tanque é bombeada através dos vários compartimentos dentro do corpo do filtro. Grandes pedaços de resíduos, tais como vegetação aquática em decomposição e restos de comida, são capturados pelo filtro mecânico e retirados de circulação. A água, agora desprovida desse lixo, passa por um filtro químico que a purifica ainda mais e remove coloração, gases e outros produtos indesejáveis. O filtro biológico, em seguida, purifica a água de produtos tóxicos.

Filtração mecânica

O material do filtro mecânico apanhará partículas brutas de detritos e restos de comida. Isto evita que a matéria orgânica em decomposição atrapalhe o funcionamento do filtro químico e do biológico. O material do filtro mecânico deve ser regularmente lavado ou trocado. Quando a sujeira acumula no seu interior, ele continua a sujar a água e é melhor ser removido através de limpeza regular ou da substituição do material filtrante.

Filtração química

Este material incorpora filtro de carvão ativado para remover moléculas de urina de peixes e outros resíduos metabólicos tóxicos. Moléculas destes resíduos ficam presas dentro dos furos microscópicos e das passagens dentro de cada pedaço de carvão ativado. Esse material sempre se esgota e o filtro químico deve ser trocado mensalmente.

Filtração biológica

Bactérias benéficas quebram os resíduos tóxicos dos peixes, convertendo-os em produtos menos nocivos. Bactérias aeróbias, que necessitam de oxigênio, convertem amônia em nitrito (NO2-) e depois em nitrato (NO3-). Estas bactérias revestem as superfícies exteriores do material do filtro biológico, onde existe oxigênio abundante e circulação de água. Bactérias anaeróbicas, que só podem sobreviver em ambientes com deficiência de oxigênio, reduzem o nitrato e efetivamente o removem da água. Estas bactérias colonizam o interior do material do filtro biológico, onde os níveis de oxigênio são quase inexistentes

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível