A melhor forma de armazenar leite em pó para emergências

Escrito por qyou stoval | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor forma de armazenar leite em pó para emergências
Saiba como armazenar leite em pó corretamente (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

A armazenagem indevida de leite em pó pode causar problemas de saúde consideráveis durante uma emergência. Seja no caso de apagão, desastre natural, distúrbio civil ou desastre causado pelo homem, é essencial contar com suprimentos de alimentos, água e leite. O leite fornece vitaminas e nutrientes o suficiente para o corpo no caso de acesso limitado a alimentos. Devido à sua sensibilidade, pode ser desafiador encontrar as formas adequadas de armazenar o leite.

Outras pessoas estão lendo

O desafio da armazenagem

Pode ser difícil armazenar leite em pó por causa de necessidade de baixas temperaturas, de preferência em ambiente refrigerado ou com ar-condicionado. O leite em pó é também conhecido por absorver umidade, portanto, deve ser mantido em local o mais seco possível. Além disso, por causa de certas vitaminas encontradas no leite, se exposto à luz, os nutrientes podem começar a se decompor.

Armazenagem adequada

Guardar o leite em pó em recipientes de vidro de cerca de 5 litros é o método mais eficiente. É fundamental usar vidro pois, diferentemente do plástico, o vidro não absorverá nenhum odor ou produto químico e poderá ser utilizado várias vezes. Infelizmente, se usar um recipiente plástico, dependendo do tipo de material, você poderá usá-lo apenas uma vez. O vidro é um investimento melhor pela possibilidade de reutilização.

Enlatamento

O enlatamento é mais vantajoso para a armazenagem de leite em pó, uma vez que o leite deve ficar o mínimo possível exposto ao oxigênio. Portanto, ele deve ser mantido em um local onde seja possível reduzir o máximo possível a quantidade de oxigênio. Use o enlatamento a vácuo, pois é muito eficiente nesse caso. Certifique-se de utilizar somente latas projetadas especificamente para esse processo.

Aditivos para o leite em pó

Considere a possibilidade de acrescentar um absorvedor de oxigênio para reduzir qualquer quantidade desse gás no leite. Esses absorvedores são encontrados em pacotes de 100 unidades por cerca de R$ 30 e podem ser comprados online. Os absorvedores de oxigênio são feitos de produtos químicos que contêm óxido de ferro. Não podem ser consumidos, mas não são tóxicos. Por isso, fique tranquilo, pois seu leite em pó ficará fresco. Os absorvedores podem diminuir a quantidade de oxigênio para menos de 1/10 de um por cento. Dessecantes, como a sílica gel, também podem ser usados no enlatamento e na vedação do seu leite. Eles vêm em pequenos pacotes e removem a umidade do item no qual foram colocados. Provavelmente, você já dever ter visto um desses pacotinhos ao comprar um par de sapatos. Dessecantes podem ser comprados online em vários sites sobre armazenagem de alimentos e não custam caro. Um pacote pode custar menos de R$ 7. Não se esqueça de guardar seu leite em pó em um local fresco e escuro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível