A melhor forma de cortar isopor

Escrito por lauren vork | Traduzido por carolina rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor forma de cortar isopor
Saiba qual tipo de serra é mais adequada para seu projeto em isopor (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Isopor e outros tipos de artesanato de espuma relacionados são alguns dos melhores e mais populares materiais no repertório artesanal. Com baixo custo, leve, relativamente forte e moldável, o isopor é uma ótima base para projetos grandes e artesanais. No entanto, personalizar esse material pode ser problemático se você não souber as melhores ferramentas e métodos para cortá-lo e moldá-lo.

Outras pessoas estão lendo

A melhor forma

A melhor forma para cortar isopor ou qualquer outro tipo similar de artesanato de espuma é com uma serra ou uma faca com a borda serrilhada. Tentar cortar esse material com lâminas lisas pode funcionar em uma situação na qual um par de tesouras pode fazer o trabalho, mas em geral, lâminas lisas terão a tendência de achatar a espuma e deformá-la antes de cortar, e não farão um corte certo por causa da natureza macia e esponjosa da espuma.

Lâminas serrilhadas, por outro lado, rasgam diretamente através da espuma ao invés de comprimi-la.

Existem, obviamente, algumas exceções: se cortar formas em folhas finas de espuma usando uma esteira de auto-cura ou uma tábua de corte, você terá que usar uma faca artesanal no lugar.

Tipos de ferramentas

Existem muitos tipos de ferramentas com lâminas serrilhadas que funcionarão bem ao cortar o isopor, e cada uma usada irá depender do projeto, do tamanho e forma da espuma que você for cortar.

Serras elétricas fazem um excelente trabalho com grandes projetos, trabalhando com grandes peças ou apenas várias delas. Serras de fita e de rolagem são ideais para esse tipo de trabalho, mas você também pode usar uma serra de vaivém se a espuma de sua escolha for particularmente volumosa. Serras elétricas podem fazer cortes limpos e certeiros em espuma assim como fazem em madeira, mas tenha cuidado e obedeça os procedimentos de segurança para trabalhar com essas ferramentas. Além disso, tenha em mente que a serra irá rasgar a espuma bem mais rápido do que a madeira, e a "serragem" da espuma que é criada ficará no ar mais tempo e tem mais probabilidade de ser irritante, então, máscara de pó é uma ótima ideia.

Serras manuais também podem ser boas pra cortar isopor, mas é melhor evitar serras com lâminas que flexionam ou oscilam, já que a espuma é muito macia para fazer uma linha reta, até mesmo cortes com essas lâminas; cada vez que eles oscilam, seu corte mudará a forma ou a espuma ficará com mais cortes entalhados.

Em vez disso, use uma serra de agulha, serra consoante ou serrote, dependendo do tamanho de seu projeto. Essas lâminas serão menos propensas a desviarem seu curso. Você também pode usar uma faca de cozinha serrilhada, especialmente para pequenos projetos artesanais.Embora menor e menos adequada para grandes projetos, uma faca de carne, de pão ou elétrica irão serrar o isopor quase tão facilmente como uma serra.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível