×
Loading ...

Qual a melhor forma de limpar lustres de cristal?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O lustre é uma das peças mais elegantes que se pode ter em casa. No entanto, como a maioria dos itens de luxo, eles devem ser bem cuidados. A limpeza de um lustre pode ser complicada e demorada por causa das peças muito delicadas, mas limpar com frequência e corretamente é suficiente para proteger a sua peça e, assim, mantê-la na família por muitos anos.

O lustre é uma das peças mais elegantes que se pode ter em casa (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

Dicas gerais

A fim de manter a sua luminosidade, os lustres devem ser limpos uma vez a cada dois ou três meses. Talvez precisem de uma limpeza com mais frequência se localizado perto de uma área gordurosa ou de muita poeira como a cozinha, por exemplo. Utilize uma iluminação alternativa quando for limpar o lustre: nunca deixe-o conectado enquanto você está fazendo a limpeza. Uma boa dica é colocar um tapete ou lona abaixo do lustre para captar a sujeira. Use luvas de algodão quando for limpar as peças, especialmente durante a limpeza do cristal, que pegam impressões digitais facilmente. A manutenção de luminárias é sempre uma tarefa difícil; se o seu lustre ele tem um número muito grande de pecinhas, ou está pendurado em um teto muito alto, cogite procurar um profissional para realizar a limpeza.

Loading...

Desmontagem

Se o seu lustre é antigo, desmonte-o para limpar as peças individualmente. O mais difícil é montar de volta as peças, então preste muita atenção (ou tire uma foto) antes de desmontar o lustre para limpar. Desenhe um diagrama do lustre para ter uma ideia melhor da localização das peças para quando for remontar a peça. Estilos mais modernos geralmente podem ser limpos sem precisar desmontar as peças.

Detalhes específicos

Geralmente, usa-se um detergente à base de sabão neutro para limpar as peças, mas não use um que seja muito abrasivo, porque eles podem escurecer os cristais e, assim, arruinar a aparência original do lustre. É possível também misturar uma solução de uma parte de álcool isopropílico ou amônia a três partes de água destilada. Se você não quiser fazer sua própria mistura, compre um limpador pronto, feito especialmente para lustres que você encontra em lojas de eletricidade. Dependendo do nível de sujeira, do tamanho e do formato do lustre, existem outras alternativas para limpar o seu lustre. Uma delas é colocar um pouco de solução em um borrifador e borrifar todo o lustre. Evite molhar os fios e outros componentes elétricos. Após isso, deixe as sujeira escorrer e a peça secar. Se o seu lustre está muito sujo para limpar somente borrifando, limpe cada cristal individualmente com a solução. Use sempre panos macios e sem fiapos. Jornais e até mesmo papel toalha podem arranhar a peça.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...