Mais
×

A melhor forma de remover ferrugem de móveis cromados

Remover ferrugem de móveis cromados é um desafio. Os móveis cromados são ser lustrosos e contemporâneos ou retrô e têm uma aparência melhor quando brilham. A umidade danifica o metal e a forma mais comum de dano é a ferrugem. Conforme ela piora, o cromado descasca e o metal por baixo corrói, tornando a remoção completa da ferrugem improvável devido à deterioração. Mas você pode removê-la usando produtos feitos para limpar e polir cromados para um visual melhor.

Remover ferrugem de móveis cromados é um desafio (Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images)

Avaliação

Examine os dados da ferrugem e leve em consideração o valor do item. Se for um móvel antigo ou colecionável, peça a opinião de um especialista. Qualquer tentativa de limpá-lo de forma amadora poderá acabar com o valor de revenda de peças de coleção. Ferrugem leve mostrará a maior melhoria. Sob luz forte, toque as áreas mais enferrujadas. Uma superfícies desigual e encaroçada indica corrosão e pedaços prateados grudados em sua pele indicam que o cromado se deteriorou.

Limpeza

Limpe as áreas enferrujadas com sabão suave e água, como um detergente para louça, se houver muita sujeira ou ferrugem, para avaliar melhor os danos. Use um trapo macio, enxágue e seque o cromado com cuidado. Se houver corrosão ou encaroçamento na superfície, nenhuma quantidade de removedor de ferrugem restaurará o cromado. Dale Dorman, especialista em habitações da Universidade da Georgia, aconselha esfregar o cromado enferrujado gentilmente com cal, disponível em lojas de materiais de construção e ferragens.

Tirando a ferrugem

Use o removedor de ferrugem de acordo com as instruções da embalagem. Esfregue as áreas enferrujadas gentilmente em movimentos circulares com um trapo macio (como de uma camiseta ou pano de microfibra) para remover a maior parte possível da ferrugem. Use palha de aço fina sem fazer muita pressão para tirar mais ferrugem. Muita pressão arranhará o cromado. Use um pano seco limpo para remover a ferrugem e resíduos do polimento. Avalie os resultados. Se a remoção estiver satisfatória, aplique polidor de cromados e cera para um acabamento brilhante. Retire qualquer excesso de polidor com um pano macio. Se restarem corrosão ou pedaços de ferrugem, considere pintar o móvel com tinta prateada. Use um pincel fino e aplique a tinta prata cuidadosamente. Deixe a tinta seca completamente.

Proteção

Para proteger o cromado, uso um pano limpo e maco para aplicar uma camada fina de óleo mineral sobre ele. Isso aumentará o brilho e o protegerá dos danos provocados pela umidade e consequente ferrugem. Para melhores resultados, reaplique o óleo a cada dois meses ou com maior frequência em condições úmidas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article