×
Loading ...

O melhor jeito para pendurar defensas em guarda-mancebos

Atualizado em 23 março, 2017

Quando você chega a uma doca, próximo de outros barcos ou passa por uma eclusa, deve proteger seu barco com defensas. Arranhões e batidas causam danos imperceptíveis à superfície e até mesmo danos estruturais sérios. As defensas são sacos de borracha resistente cheios de ar que ficam pendurados nas laterais de seu barco para protegê-lo contra impactos. É preciso prender as defensas de modo que fiquem no lugar e ainda assim seja fácil e rápido soltá-las quando necessário.

Barcos parados próximos uns dos outros precisam de defensas para evitar danos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Onde pendurar uma defensa

Prepare sua rota para a doca ou para dentro da eclusa, de modo que saiba qual lado do barco está indo contra a doca ou a parede. Tenha pelo menos uma defensa a cada 3 metros do barco, ao longo da lateral de contato. Tenha defensas suficientes a bordo para que você possa proteger todos os lados de seu barco quando necessário. Para docas em forma de "U" com uma passarela traseira, pendure uma defensa em cada ponta do gio para proteger a traseira de seu barco. Tenha defensas de tamanho apropriado. Elas devem ter pelo menos 2,5 cm de diâmetro para cada 1,5 m de comprimento do barco. No caso de defensas, quanto maior, melhor. A regra de 2,5 cm por cada 1,5 m é uma fórmula básica para o tamanho mínimo de uma defensa. Quanto maior o tamanho, maior a proteção.

Loading...

Inflando

Infle suas defensas de modo que estejam prontas quando forem necessárias. Use uma bomba de ar portátil, uma bomba para pneu de bicicleta ou o calibrador de um posto de gasolina. Encha as defensas até que estejam macias o suficiente para serem comprimidas. É preciso de certa elasticidade para dar amortecimento suficiente, em vez de criar mais uma superfície dura contra a qual seu barco vai bater.

Tipo

A maioria das defensas possuem ganchos nos dois lados para que você possa escolher como pendurá-las para propósitos específicos. Os ganchos dos dois lados permitem que você pendure as defensas horizontal ou verticalmente. Algumas delas têm um canal em seu meio. Prenda as defensas, passando uma corda pelo canal e amarrando-a em cada extremidade. O tipo de defensa com canal também permite que você escolha em qual direção quer pendurá-la. Para necessidades especiais, algumas defensas possuem presilhas ou penduram-se da amurada de seu barco. Isso da a barcos com laterais finas um lugar para prender defensas onde as do tipo com cordas ficariam longas demais.

Nós

Um dos melhores nós usados para prender uma defensa é o nó de soltura rápida. Ele vai prender a defensa com firmeza até você estar pronto para puxá-lo e soltá-lo com rapidez. Outro nó comum usado para prender defensas é o lais de guia. Este não é um nó de soltura rápida. Use-o quando quiser pender suas defensas no lugar e deixá-las lá permanentemente.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...