×
Loading ...

Como saber o melhor lugar para furar um poço

Os hidrólogos utilizam dados geológicos e guias de localização para decidir a nova posição de um poço. Embora o uso do poço possa variar, desde produção de água potável e irrigação, até controle da qualidade da água local, o objetivo é posicioná-lo num local e a uma profundidade que garantam suficiente água de qualidade. Os proprietários que desejem instalar um poço podem obter dados junto a Secretaria do Meio Ambiente para auxiliar na escolha do melhor local em suas propriedades.

Instruções

Converse com a Secretaria do Meio Ambiente para determinar o melhor local para seu poço (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Inspecione a propriedade procurando por áreas de águas rasas. Procure locais mais baixos, riachos ou plantas que gostem de água rasa, como os salgueiros. Será mais fácil, e mais barato, instalar um poço em uma localidade desse tipo.

    Loading...
  2. Marque as áreas encontradas no mapa da propriedade. Caso ela seja muito grande, use um mapa topográfico que identifique depressões -- é mais fácil encontrar águas rasas nesses pontos do que em cumes e colinas.

  3. Entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente ou com uma empresa de pesquisas geológicas para pedir cópias dos mapas de corte e hidrogeológico da área.

  4. Procure no mapa por áreas que tenham pontos de água rasa e solo arenoso, fatores que costumam produzir poços com volume suficiente. Marque qualquer ponto em potencial no mapa da propriedade.

  5. Veja dados sobre outros poços por perto. Muitas Secretarias guardam registros de poços existentes para lhe ajudar a determinar a profundidade e o local ideais para seu novo empreendimento. Marque qualquer novo lugar em potencial no mapa.

  6. Desenhe o caminho dos encanamentos e das fiações existentes por cima do mapa da propriedade. Inclua canos que passem por baixo e também por cima da terra. Revise os pontos em potencial para o poço comparando-os com as novas informações.

  7. Escolha um local para o poço que esteja longe de encanamentos e fiações, se possível. Caso você more próximo a uma área comercial, onde haja casos de contaminação, posicione o poço o mais longe possível das áreas contaminadas.

Loading...

Dicas

  • Os mapas hidrológicos vão apontar a profundidade das águas rasas de sua propriedade, além de indicar os pontos com água subterrânea e de superfície. O corte da propriedade vai garantir um sumário dos tipos de solo existentes nela.
  • Contrate um geólogo para lhe ajudar a determinar o local do poço caso você não consiga completar o processo sozinho.

Aviso

  • Alguns estados possuem regras sobre a posição de poços. Antes de começar, revise leis e regras locais acerca de distâncias de encanamentos e áreas de contaminação.

O que você precisa

  • Mapa topográfico da propriedade
  • Mapa de levantamento da propriedade
  • Informação sobre a localização de fiações e encanamentos na propriedade

Referências

Loading ...
Loading ...