Mais
×

Qual é o melhor tipo de luminária para se utilizar em escritório?

Atualizado em 23 março, 2017

Se você estiver procurando por uma solução de iluminação para toda a sua empresa, ou se precisar simplesmente iluminar melhor seu escritório em casa, será necessário escolher o melhor tipo de lâmpada ou luminária para esse ambiente. Apesar de ser possível utilizar qualquer tipo de luminária que estiver disponível, esse não é o método mais produtivo de iluminar seu escritório. Para criar um local de trabalho mais confortável, examine diversos fatores ao procurar por esses acessórios de iluminação para escritório.

A lâmpada ou luminária correta pode mudar o clima de seu escritório (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tamanhos de luminárias

Ao escolher luminárias para seu escritório, existem diversas opções de tamanhos. O melhor tipo vai variar, dependendo de seu espaço; entretanto, a melhor escolha para a iluminação desse ambiente será uma luminária pequena que repouse em sua mesa como um complemento da iluminação principal, permitindo que você tenha uma luz focada no seu trabalho, além da luz principal que cria uma iluminação mais difusa, para ajudar a trabalhar em sua mesa. Uma pequena luminária também ajuda a focar a luz, concentrando-a em uma pequena área e tornando mais fácil prender sua atenção em um documento ou papel específico com o qual você esteja trabalhando.

Tipos de luminárias

As luminárias podem usar três tipos especiais de lâmpadas: halógena, fluorescente e incandescente. O melhor tipo para se utilizar no escritório é a de lâmpada halógena, que funciona melhor para leituras e outras necessidades de iluminação focalizada, além de oferecer uma boa economia, já que dura o dobro do tempo das lâmpadas convencionais. As lâmpadas fluorescentes, apesar de funcionarem bem como iluminação principal, acabam produzindo uma luz muito forte para serem bem utilizadas em luminárias, enquanto as lâmpadas incandescentes, apesar de baratas, podem servir bem quando não se necessita do efeito de iluminação focada da lâmpada halogênea. Por esse motivo, o melhor tipo de luminária é a que utiliza lâmpadas halógenas.

Cores das luminárias

Apesar da cor ideal das luminárias variar dependendo da decoração de seu escritório, de seu gosto pessoal e de seus clientes, as cores básicas funcionam bem para a iluminação do ambiente, pois não são chamativas nem distraem as pessoas. Uma luminária muito colorida pode parecer agradável inicialmente, mas também pode ter uma aparência não profissional e distrair seus colegas de trabalho e clientes que passarem ao redor. Para um escritório em casa, isso é menos importante, a menos que você traga os clientes frequentemente a esse ambiente.

Localização da luminária

Após encontrar o melhor tipo de luminária para seu escritório, maximize seus benefícios ao colocá-la em um local ideal na sala. Uma boa luminária pode não parecer tão boa se colocada em um local ruim. Quando colocadas para iluminar paredes, para criar uma variedade de espaços claros e escuros na sala e para focar no trabalho em sua mesa sem criar réstias em superfícies brilhantes, como a tela de seu computador, elas criam o ambiente de trabalho ideal.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article