A melhor maneira de aplicar poliuretano em uma mesa de cozinha

Escrito por dale yalanovsky | Traduzido por graciana brum
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor maneira de aplicar poliuretano em uma mesa de cozinha
O revestimento à prova d'água também pode ser usado em móveis que ficam na área externa da casa, dando maior proteção e aumentando a durabilidade do móvel (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Todos os móveis de madeira se beneficiam de um revestimento de poliuretano, especialmente se estiverem envolvidos em atividades diárias, como uma mesa de cozinha, por exemplo. O poliuretano dá à mesa durabilidade e um revestimento a prova d'água inigualável, e os fundamentos para a aplicação do poliuretano são práticos e podem ser usados em qualquer projeto.

Outras pessoas estão lendo

Preparação da superfície

O tampo da sua mesa da cozinha precisa estar sem riscos ou arranhões para que se obtenham melhores resultados. Lixar irá suavizar qualquer imperfeição da madeira; use lixas de grãos 60 e 80, que são as lixas usadas para remover manchas profundas, e depois lixas 200 a 400 para suavizar e polir a madeira. Sempre use lixas para obter um melhor resultado. Se você precisa passar o revestimento por cima de outro, use uma lixa 200 para tirar o revestimento antigo. Quando aplicado, o poliuretano vai preencher os pequenos arranhões e deixará a sua mesa linda. Depois de lixar, limpe bem a mesa com um pano úmido e depois deixe secar completamente. Depois de seco, limpe com um pano seco ou toalha para remover qualquer poeira restante.

Tipos de poliuretano

Decida qual é o melhor tipo de poliuretano para você. O poliuretano à base de óleo é a escolha dos profissionais, pois é mais fácil de espalhar, pode ser diluído por revestimento de vedação e acrescenta ao móvel um tom dourado bonito, dando um acabamento melhor à mesa. O poliuretano à base de água é claro e mais fácil de limpar, mas pode aumentar os riscos na madeira e não cobrir corretamente a madeira manchada. É seguro dizer que é mais fácil aplicar o poliuretano à base de água, mas se você quiser um melhor resultado, é melhor usar poliuretano à base de óleo.

Técnicas de aplicação

Nunca sacuda uma lata de poliuretano, porque bolhas de ar se formarão e elas serão transferidas para o seu móvel. Use uma vareta e mexa delicadamente a mistura antes da aplicação. Quando estiver aplicando poliuretano à base de óleo, dilua a primeira camada com uma parte de solvente para duas partes do produto. Lixe bem e deixe secar durante a noite. O poliuretano à base de água pode ser lixado depois da aplicação da primeira camada do revestimento. Quando estiver seco, lixe bem cada demão com uma lixa de grão 320. Isso vai suavizar as imperfeições e pode também marcar um pouco a superfície de poliuretano, e com isso, a próxima demão vai cobrir os arranhões e fixar melhor na madeira, fazendo um acabamento sem costura.

Acrescente quantas demãos forem suficientes; isso fica ao seu critério, com quatro demãos sendo a média. Sempre lixe entre as demãos, e se tiver bolhas em alguma camada, estoure-as com um alfinete e lixe delicadamente quando estiver seco. A última camada de poliuretano, que é aplicada no tampo da mesa, não deve ser lixada. Isso vai dar um resultado bom e completo. No entanto, se você desejar o tampo mais brilhante e mais polido, ou se houver a necessidade de retirar pequenas imperfeições no acabamento, aplique um composto de polimento automotivo da mesma maneira como você faria em um carro, fazendo movimentos circulares. Deixe secar e depois é só lustrar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível