A melhor maneira de se consertar uma rachadura no vidro de uma janela

Escrito por bonnie singleton | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor maneira de se consertar uma rachadura no vidro de uma janela
Vidros rachados oferecem perigo (Len Sangel/Lifesize/Getty Images)

Se o vidro de sua janela está rachado, você deve tentar consertá-lo o quanto antes. Pequenas rachaduras podem aumentar de tamanho e quebrar o vidro se não forem consertadas. Além disso, um caco de vidro em uma janela rachada pode causar ferimentos. Antes de chamar um profissional, no entanto, você mesmo pode tentar remediar o problema.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

Janelas de carro rachadas devem ser sempre levadas a um especialista do ramo. Rachaduras podem enfraquecer a integridade estrutural de uma janela e levar à quebra, oferecendo risco de ferimentos ao motorista ou passageiros, além de problemas de visibilidade. Quando um vidro racha na janela de sua casa, é possível consertá-lo você mesmo, mas lembre-se de que uma janela em perfeito estado pode gerar uma grande economia de energia e também manter sua casa mais segura. Se você acha que a rachadura em sua casa é grande o suficiente para sentir com sua mão, o melhor provavelmente é consertar a janela.

Consertos rápidos de janela

Para consertar temporariamente uma rachadura até que ela seja definitivamente consertada, coloque e firme fita adesiva nos dois lados da rachadura. Se a janela está estilhaçada, use luvas para trabalhos pesados para retirar o vidro quebrado, e em seguida, coloque um pedaço quadrado de plástico espesso no local.

Se sua janela simplesmente está arranhada ou se a rachadura é pequena, use pó de óxido de cério misturado com água para fazer uma pasta. Use couro ou um pano grosso e aplique parte da pasta para polir o arranhão. Você pode encontrar kits de polimento com estes ingredientes em lojas especializadas ou online. No entanto, se a rachadura é um pouco maior, você também pode tentar consertá-la sozinho, mas usando resina. Lojas de produtos automotivos vendem kits de reparo em resina que geralmente incluem a resina, uma ferramenta de instalação, fitas, navalhas e manual de instruções.

Se a janela tem um buraco pequeno do tamanho de uma espoleta, aplique cuidadosamente um pouco de esmalte transparente para polir unhas no buraco. Deixe secar e repita o processo quantas vezes forem necessárias até que o esmalte se encaixe à superfície da janela.

Consertando janelas quebradas

Se a rachadura da janela é razoavelmente grande, você provavelmente precisará substituí-la. Leve as medidas do vidro à vidraçaria, e eles farão um novo vidro nas medidas solicitadas. O primeiro passo para substituir a janela é retirar o vidro, e para isso você provavelmente precisará de um martelo. Use luvas e equipamento de proteção para os olhos e coloque a janela em uma superfície plana, se possível. Use uma talhadeira ou uma espátula para extrair o excesso de massa.

Em seguida, prepare a moldura usando uma pequena quantidade de massa de vidraceiro para acomodar o vidro. Se a moldura for de madeira, você primeiro precisará aplicar uma camada leve de óleo de linhaça. Posicione o novo vidro na moldura e aplique a pasta sobre pequenos pontos de metal em forma de triângulo, em intervalos de 7 centímetros.

Para segurar o vidro em molduras de madeira, use um pouco de massa de vidraceiro onde o vidro encontra a madeira; para molduras de alumínio, a vedação precisará ser em borracha. Para terminar, retire o excesso de massa de vidraceiro com uma espátula. Termine o serviço e espere pelo menos sete dias antes de pintar a janela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível