Melhor maneira de desmontar paletes de madeira

Escrito por rich finzer | Traduzido por débora cussiol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Melhor maneira de desmontar paletes de madeira
Paletes são um ótimo exemplo de madeira gratuita (DC Productions/Photodisc/Getty Images)

A madeira é algo que marceneiros e proprietários parecem nunca ter o suficiente. Madeira para projetos ou combustível pode ser cara ou, dependendo da fonte, totalmente gratuita. Paletes são um excelente exemplo de madeira gratuita. Mas antes que você possa usá-la, deve desmontar o palete. Aqui estão alguns métodos que você pode usar.

Outras pessoas estão lendo

Motosserra ou serra circular

Se você está procurando lenha ou gravetos, paletes são uma ótima opção. Muitos são feitos de madeira de carvalho, que é uma excelente fonte de combustível. Usando a sua motosserra ou serra circular, corte as ripas livres das longarinas. As peças resultantes terão de 40 à 45 centímetros de comprimento. Se acendê-las é o seu objetivo, divida os pedaços com um machado e empilhe-os ao lado da iluminação próxima ao fogo. Não deixe a serra ou a lâmina em contato com os pregos nas longarinas. Você pode danificar a serra ou se ferir com um fragmento de aço. Sempre use óculos de segurança durante o corte de uma palete.

Se a ripa de madeira estiver sem nó e lisa, não gaste no fogão. Construa algo com ela.

Pedaços mais compridos para projetos

Paletes são montados usando pregos espiral resinados que são movidos pneumaticamente, por isso, pode ser difícil removê-los. O método que se segue vai render quase todo o comprimento das ripas e todas as longarinas.

Usando uma serra, corte cuidadosamente uma ripa solta das longarinas laterais, deixando-a apenas fixada no centro. Comece balançando suavemente para cima e para baixo, usando-a como uma alavanca para levantar os pregos da longarina. Quando eles começarem a levantar, bata na ripa novamente. Isso vai expor as cabeças dos pregos puxados. Lentamente, remova-os usando um pé de cabra ou martelo. A peça resultante terá cerca de 90 centímetros de comprimento. Repita o processo até que todas as ripas tenham sido removidas. O centro da longarina estará livre dos pregos também. Em seguida, retire os pequenos pedaços de ripas ainda ligados às longarinas laterais. Isto irá expor as cabeças dos pregos, permitindo-lhe removê-los, também. Depois de desmontar alguns paletes, reutilize a madeira para criar uma mesa rústica ou banco. O sitemToolcrib.com lista outros projetos feitos com madeira de paletes.

Método serra vaivém

Usando uma serra de vaivém, você pode remover ripas inteiras de um palete. Usando uma barra de alavanca ou martelo, levante lentamente a ripa por baixo até que haja espaço para deslizar a lâmina de uma serra de vaivém e retire os pregos. Repita este procedimento em cada longarina e você pode limpar todo o comprimento de uma ripa. A desvantagem é que as hastes que sobram dos pregos ficarão enterradas na longarina, tornando impossível a remoção.

Não se apresse

Com o tempo, o palete de madeira pode ficar frágil. Para evitar que as ripas se quebrem, trabalhe de forma lenta e atenciosa ao retirá-las . Paletes de madeira são ásperos e cheios de farpas. Assim, além de seus óculos de segurança, proteja as mãos com luvas de trabalho, e os pés com botas resistentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível