A melhor maneira de dissolver placas em artérias

Escrito por laura leiva | Traduzido por lara scheffer
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Placas em artérias, conhecidas como aterosclerose, ocorrem quando as artérias entopem com acúmulos de cálcio, gordura, detritos celulares e colesterol. Segundo a American Heart Association (Associação Americana do Coração), a aterosclerose é um processo lento que geralmente leva anos para se desenvolver. A Associação ainda oferece dicas para reduzir e eventualmente dissolver completamente o acúmulo de placas nas artérias para manter o coração saudável.

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Causas das placas

O acúmulo das placas frequentemente começa no início da maioridade e piora progressivamente conforme a pessoa envelhece. Segundo a American Heart Association, as causas típicas incluem pressão alta, altos níveis de colesterol, diabetes e fumo. Uma dieta rica em gorduras, sódio e colesterol faz com que os detritos e outros subprodutos sejam depositados nas paredes arteriais, restringindo o fluxo sanguíneo.

Dissolvendo as placas

A Mayo Clinic oferece sugestões de mudanças no estilo de vida que ajudam a dissolver as placas nas artérias. Se você fuma, pare o mais rápido possível. O fumo danifica as artérias, enrijecendo-as. De acordo com a AHA, quanto mais cedo uma pessoa parar de fumar, mais ela reduz o risco de infartos, derrames e doenças das artérias coronárias. O exercício é essencial para a saúde cardíaca. Durante os exercícios, o sangue e o oxigênio são bombeados por todo o corpo, melhorando a circulação e aumentando a produção de novos vasos sanguíneos que passam pelas áreas bloqueadas, conhecidos como vasos colaterais. A Mayo Clinic e a AHA sugerem uma prática de pelo menos 30 a 60 minutos de exercícios diariamente. As mudanças na dieta são uma das melhores maneiras de dissolver as placas nas artérias. Mantenha uma dieta com grãos integrais, frutas, vegetais e peixes, pois eles contêm ácidos graxos ômega 3, que são bons para o coração. Os peixes ideais incluem salmão, truta e arenque. Alimentos ricos em fibras também podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue, segundo a AHA. Frutas e vegetais de qualquer tipo contêm antioxidantes, vitaminas e minerais para ajudar a administrar o peso e reduzir a pressão sanguínea. Limite o consumo de sódio a menos de 2.300 mg por dia e preste atenção especial a alimentos que contenham sódio "escondido", como alimentos congelados ou processados. Consuma laticínios que sejam livres ou não possuam mais de 1% de gordura. Beba bebidas alcoólicas com moderação, ou seja: uma bebida diária para as mulheres e duas para os homens.

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