Mais
×

Qual é a melhor maneira de ensinar um cão da raça Shih Tzu a atender meu chamado?

Atualizado em 17 abril, 2017

Os cães Shih Tzu geralmente são amigáveis ​​e adoram interagir e socializar com as pessoas e outros animais. Por esse motivo, os filhotes dessa raça devem aprender o comando "venha". Se o seu cão conhecer essa ordem, você pode chamá-lo de volta para você quando ele correr para saudar outra pessoa ou cão. Essa raça é muito inteligente, e normalmente aprende os comandos com facilidade.

Ensine o seu Shih Tzu a responder quando você chamá-lo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ensinando o comando "venha"

O objetivo inicial do comando "venha" é chamar o seu cão de forma que ele se aproxime de você — perto o suficiente para poder agarrá-lo. Comece chamando o seu cão pelo nome. Quando ele chegar perto, pegue sua coleira, dê um petisco e em seguida libere-o para que ele possa brincar. Isso ensinará que se aproximar de você não significa que ele precisa parar de se divertir. Ao praticar esse truque algumas vezes, ele aprenderá a vir até você e obedecerá o comando, de acordo com o site American Shih Tzu Club.

Cães difícieis

Se o seu filhote de Shih Tzu tiver dificuldade em obedecer a esse comando, amarre-o a uma trela longa e leve quando for capaz de supervisioná-lo. Não deixe a trela nele quando você não estiver vigiando, pois ele pode se enrolar nela. Se você chamar seu cão e ele se recusar a obedecer, pise em cima e depois pegue a trela e corra na direção oposta ao repetir o comando "venha". Traga o cão em sua direção, segure sua coleira e dê um petisco, e depois solte-o para brincar. Pode levar algum tempo, mas repetir este processo reforçará o comando.

Aperfeiçoamento

Quando seu cão tiver dominado o comando "venha", nunca use-o para chamar a atenção dele para puni-lo ou fazer algo que ele não goste, como limpar as orelhas. Ele aprenderá rapidamente que obedecer ao comando leva a atividades indesejáveis​​. Além disso, não chame seu cão quando ele estiver fazendo algo que ela realmente gosta, como mastigar um brinquedo especial; ele pensará que a diversão para quando obedece o comando. Quando estiver treinando o animal, chame-o apenas quando ele não estiver distraído com outra coisa.

Ensine seu cão que fazer o que você pede traz recompensas, como petiscos ou elogios. Reforce essa ideia incorporando esse comando em sua rotina diária — peça para ele vir apenas para acariciá-lo ou chamá-lo para comer. Ensinar o seu Shih Tzu a vir pode ser divertido e gratificante, e provavelmente, provará ser algo inestimável ao longo de sua vida.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article