A melhor maneira de limpar um carpete felpudo: a vapor ou com produtos químicos?

Escrito por sue-lynn carty | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor maneira de limpar um carpete felpudo: a vapor ou com produtos químicos?
Conheça o melhor método para limpar um carpete felpudo (NA/AbleStock.com/Getty Images)

O carpete felpudo definitivamente evoluiu bastante desde os anos 1970. Atualmente ele é espesso e luxuoso ao mesmo tempo em que parece moderno e sofisticado. Limpar esse tipo de carpete requer cuidados especiais devido à atura da felpa. Com um pelo tão alto e espesso, é difícil retirar toda a poeira e sujeira, principalmente do fundo, com a aspiração regular. Limpar um carpete felpudo com vapor ou produtos químicos depende muito do material em que ele foi feito.

Outras pessoas estão lendo

Limpeza a vapor

Você pode limpar um carpete felpudo a vapor fazendo-o você mesmo com um vaporizador de tapete alugado ou contratando um profissional. Existem duas maneiras principais de limpar seu carpete com essa técnica: vapor comum e vapor seco.

As máquinas a vapor comum aquecem a água entre 115 ºC a 125 ºC. Isso cria vapor da água que penetra fundo nas fibras do carpete felpudo. Em seguida, essa máquina extrai toda a umidade residual de dentro do limpador e prende-a em uma câmara separada até descartá-la. A limpeza a vapor seco funciona praticamente da mesma forma.

A limpeza a vapor seco também aquece a água entre 115 ºC a 125 ºC. A principal diferença é que a umidade do vapor na vaporização a seco geralmente é muito baixa, em torno de 6%.

Lavar o carpete felpudo tanto a vapor comum quanto a vapor seco são boas maneiras de limpar suas fibras naturais, pois não há necessidade de utilizar produtos químicos. As fibras naturais do carpete não são tão resistentes como as sintéticas. Muitos limpadores comerciais danificarão essas fibras delicadas, arruinando assim o carpete.

Limpeza com produtos químicos

Se você tiver um carpete felpudo de fibra sintética, é possível limpá-lo com produtos químicos sem se preocupar em danificar a peça. Quando ele é quimicamente limpo, isso é feito através de um sistema de extração de água. Essas máquinas têm um reservatório para a água e para os produtos químicos de limpeza de carpete e um separado para segurar a água extraída. Quando a máquina é ligada, você pulveriza a mistura de água e produto químico no carpete felpudo e o aparelho suga a água suja de volta. Se você deve escolher fazer a limpeza com produtos químicos através de uma máquina de extração de água, uma boa ideia é ter um ventilador ou desumidificador na sala para ajudar a secar a felpa profunda do carpete felpudo.

Embora a limpeza com produtos químicos seja uma boa opção para o carpete felpudo de fibra sintética, já que a água é pulverizada diretamente dentro dele, essa pode não ser a melhor delas. A altura da lanugem dificulta a secagem completa do carpete felpudo e pode resultar em problemas de mofo ou bolor. Limpe-os quimicamente se você tiver um piso coberto de sujeira, mas faça isso apenas uma vez por ano para evitar danificar o carpete.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível