Mais
×

A melhor maneira de limpar panelas com revestimento de Teflon

O revestimento de Teflon deixa as panelas com uma superfície antiaderente que facilita cozinhar nelas e limpá-las. Devido ao Teflon ser apenas um revestimento superficial, deve ser tomado cuidado para garantir que seja mantido em vez de raspado. Utilizar utensílios de cozinha de madeira ou revestidos ajudará a cuidar de superfície do Teflon quando estiver cozinhando, mas também deverá ter cuidado ao limpar as suas panelas. A melhor maneira de limpar essas panelas é seguir os procedimentos recomendados pelo fabricante, utilizando métodos e produtos de limpeza que não danificam o revestimento.

Instruções

O revestimento de Teflon deixa as panelas com uma superfície antiaderente (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Encha uma bacia com água quente e coloque a panela com revestimento de teflon suja na água. Umedeça uma esponja com água e pingue algumas gotas de detergente líquido sobre ela.

    Use uma esponja para limpar com segurança as panelas de Teflon, sem arranhar o revestimento (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  2. Esfregue a superfície da panela com esponja e sabão. O óleo e a sujeira comuns deverão sair ao esfregá-los de leve. Enxágue a panela para ver se ainda há manchas.

  3. Remova as manchas de óleo ou alimentos persistentes com uma solução feita com de três colheres de sopa de branqueador à base de oxigênio, uma colher de chá de detergente líquido e um copo de água. Despeje essa solução na panela e deixe-a descansar por alguns minutos. Esfregue a panela com a esponja e, em seguida, enxágue-a bem para remover a solução.

  4. Seque a panela de Teflon com um pano de pratos que não solte fiapos. Guarde a panela em um local onde o revestimento não será riscado por outros utensílios de cozinha ou talheres.

    Um pano de prato macio seca a superfície da panela de Teflon (ULTRA F/Photodisc/Getty Images)

Dicas

  • Enxágue a panela de Teflon em uma solução de 50-50 de água e vinagre branco se a água utilizada tiver conteúdo elevado de minerais. Isso evitará o depósito de minerais e outras manchas.
  • Proteja as panelas de Teflon em um armário lotado, colocando panos ou cartolina entre cada panela.

Aviso

  • Nunca utilize limpadores ou ferramentas abrasivas para remover a sujeira ou as manchas em panelas com revestimento de Teflon. A técnica acima e um pouco de trabalho manual removerão as manchas sem danificar o revestimento.

O que você precisa

  • Bacia para lavar pratos
  • Esponja
  • Detergente líquido
  • 3 colheres de sopa de branqueador à base de oxigênio
  • Pano de prato
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article