Mais
×

A melhor maneira de pintar uma cerca de madeira

Pintar uma cerca pode ser uma tarefa tediosa, mas precisa ser feita se você quiser que ela enfrente os elementos e não comece a apodrecer depois de alguns anos. Embora possa ser uma tarefa maçante, também é simples e até mesmo um amador pode pintar uma boa parte em um único dia.

Pintar sua cerca previne contra o desgastar do tempo (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

O que você precisa

Não importa o tipo de cerca que for pintar, você precisará das mesmas ferramentas básicas. Elas incluem um rolo, espumas do rolo (semiáspera ou áspera) com 5 cm de largura e um pincel grande de 10 cm, um pano para forrar (opcional), uma bandeja de pintura e um forro. Você também vai querer comprar fitas de pintura para cobrir as dobradiças e travas em sua cerca. Ao comprar a tinta, fale com alguém no departamento de pintura e descreva o tamanho e o estilo da cerca que deseja pintar. Provavelmente, você precisará comprar uma lata de 5 litros, o que vai poupar-lhe tempo e dinheiro no longo prazo (depois compre várias latas de 1 litro para concluir um trabalho). A maioria das cercas -- especialmente as feitas de cedro -- absorvem muita tinta, assim comece com 5 litros e veja até onde consegue pintar. Também certifique-se de que a tinta corresponde à cor e ao tipo da madeira que você vai pintar (a maioria das cercas são feitas de cedro ou pinho). E se ela foi feita a partir do zero com madeira nova, espere pelo menos três meses antes de pintá-la para permitir que a madeira cure.

A pintura da cerca

Para começar, pinte o topo da cerca e dê-lhe um revestimento espesso. Esta é a seção que carrega o peso da chuva e do sol e precisa de mais proteção. Além disso, permite que se trabalhe qualquer escorrimento na madeira. Se você usar um pincel ou um rolo, pinte a parte dianteira e a borda de cada piquete ou prancha e repita o processo até que um lado seja feito. Quando estiver completo, repita o processo do outro lado da cerca. Se você estiver pintando ao longo de uma varanda ou outra área que você não quer manchar, coloque um pano ou um pedaço fino de madeira em baixo da cerca para pegar o respingo. Deixe a tinta secar por uma hora ou mais, em seguida passe por cima de toda a cerca e olhe os pontos que você perdeu. A pintura de uma cerca é, essencialmente, para isolá-la dos elementos, por isso não se deve deixar pontos expostos.

Dicas adicionais e acompanhamento

Quando você estiver pintando sua cerca com um pincel, use movimentos curtos e rápidos e tente pintar na direção dos veios da madeira. Isso garante que você aplicará uma suave e homogênea película. E depois de seis meses ou mais, adicione uma segunda camada de tinta para adicionar uma outra camada de proteção e para proteger áreas que não receberam tinta o suficiente pela primeira vez (diferentes partes da cerca vão ser mais porosas do que outras). Se a sua tinta não contém selante, você pode adicionar uma camada de selante em seu lugar. De qualquer maneira, gastar um tempo extra e dinheiro para adicionar uma segunda camada irá proteger o investimento que fez em sua vedação para os próximos anos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article