A melhor maneira de pintar uma porta de aço

Escrito por stevie donald | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor maneira de pintar uma porta de aço
Pintar portas de aço não é tão difícil (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Por causa da eficiência energética, da durabilidade e do baixo custo quando comparadas às portas de madeira, as portas de aço estão se tornando cada vez mais comuns nas novas casas e como substitutas para as portas de madeira desgastadas nas casas mais antigas. Não há truques especiais para pintar portas de ferro novas ou que já tenham sido pintadas anteriormente. Saber como lidar com a ferrugem e escolher a melhor cor fará com que a pintura dure mais tempo.

Outras pessoas estão lendo

Como preparar a porta de aco

As portas de aço novas são feitas com chapas de aço enroladas em um núcleo de espuma isolante, para uma maior eficácia energética. Elas já recebem um tratamento de fábrica e não precisam de outra preparação, além de um leve assoreamento com uma lixa fina, ou uma esponja abrasiva, e uma limpeza antes de pintar.

As portas de aço mais antigas e que já foram pintadas anteriormente podem ser lixadas e limpas; se estiverem em boa forma, não precisam de outra preparação antes da pintura. Se a tinta desgastou até deixar o metal aparente, você talvez encontre alguma ferrugem, que deve ser tratada; a maneira mais fácil de fazer isso é borrifar um primer de metal. Se a ferrugem estiver começando a corroer o metal, compre um removedor de ferrugem; ele estabiliza a ferrugem e a transforma em uma superfície sólida que não enferrujará mais e pode ser pintada. Utilize uma escova de arame ou um raspador para tirar a ferrugem solta, aplique o removedor de ferrugem e espere 24 horas antes de pintar.

A porta pode ter janelas embutidas com moldura de vinil. Elas geralmente possuem um selante emborrachado à prova d'água ao redor delas, que costuma ficar com um excesso espremido para fora das bordas da moldura. Utilize um estilete afiado para recortar o excesso. Ele pode ser ligeiramente elástico ou grudento, mas pode ser pintado sem a necessidade de passar um primer antes.

Como reparar as mossas

As portas de aço mais antigas podem ter mossas e arranhões profundos. Quando a porta é repintada, esses danos tornam-se ainda mais visíveis. Utilize mastigue ou outra resina similar usada para reparar mossas em automóveis. Essas resinas são fáceis de utilizar, mas ficam extremamente duras após secas, portanto, uma lixadeira elétrica manual deixará muito mais rápido o trabalho de suavizá-las. Utilize um primer para metal em cada remendo.

Resista à tentação de utilizar massa corrida normal ou enchimento de madeira. Eles não foram feitos para aderir ao metal ou outras superfícies duras e lisas, por isso podem rachar e, eventualmente, cair.

Escolha a tinta certa

As portas de aço podem ser pintadas com tintas alquídicas (base de óleo) ou látex (base de água). As tintas látex são mais fáceis e rápidas de usar, e se for utilizada uma tinta de boa qualidade, podem ser tão duráveis e atraentes quanto às alquídicas.

Leve em consideração a cor do lado de fora. O metal fica quente com a luz solar direta, por isso, utilizar uma cor escura diminui a eficácia energética da porta e faz com que a tinta desbote e descasque mais cedo do que o desejado. A menos que a porta seja protegida por um pórtico, escolha uma cor mediana ou clara.

Como pintar a porta de aço

A menos que você queira ter o trabalho de arrumar um pulverizador e proteger a área inteira, a maneira mais fácil de conseguir uma pintura com bom acabamento em uma porta de ferro é com um pincel e um rolo. Se possível, remova as ferragens e faça a calafetação, ou então utilize fita crepe para proteger, a não ser que você tenha uma mão bem firme. Utilize um pequeno rolo de espuma ou mohair, com 7 a 15 cm de comprimento, para obter um acabamento melhor. Faça primeiro todo o trabalho com o pincel e passe o rolo por último. Diversas camadas finas de tinta resultam em uma pintura mais uniforme e suave do que uma ou duas camadas grossas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível