O melhor modo de cortar entalhes de encaixe para estantes

Escrito por daniel westlake | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O melhor modo de cortar entalhes de encaixe para estantes
Entalhes de encaixe são necessários para nivelar e reforçar as estantes (Bookshelf 8 image by Tomasz Nowicki from Fotolia.com)

Os entalhes de encaixe são sulcos estreitos cortados nas estruturas da estante onde as prateleiras serão inseridas. Esses entalhes devem ser cortados no mesmo nível e em um tamanho igual para construir adequadamente a estante, e eles são uma das juntas básicas mais importantes que qualquer carpinteiro deve conhecer. Diversas ferramentas diferentes são utilizadas para cortar essas juntas.

Outras pessoas estão lendo

Serra de bancada

Uma serra de bancada pode ser utilizada para cortar os entalhes de madeira na estrutura da estante com precisão. Entretanto, devido ao fato dessa serra ser uma peça fixa de equipamento de carpintaria, os entalhes de encaixe devem ser cortados antes da estrutura da estante ser construída. A chave é determinar as medidas exatas. Esses lados mais longos da estante devem possuir exatamente o mesmo comprimento e os entalhes de encaixe devem ser colocados no mesmo ponto idêntico em cada lado da estrutura para que a estante fique nivelada. Cortadores de entalhes com lâminas empilhadas utilizados em uma serra de bancada funcionam variando a largura da cabeça até ficar com a largura precisa necessitada para o projeto. Entretanto, cortar um entalhe de encaixe em uma tábua muito longa perpendicularmente em uma serra de bancada pode muitas vezes ser um trabalho desajeitado e o esforço pode não valer a pena.

Serra radial com braço de suporte

A serra radial com braço de suporte pode cortar entalhes de encaixe na estrutura da estante que já está construída. Essa ferramenta automática é muito boa para cortar esses entalhes em um longo pedaço de madeira, apesar de ter algumas desvantagens. O comprimento do entalhe que a serra pode efetivamente cortar é limitado, fazendo com que as pessoas que utilizem essa ferramenta tenham que parar no meio do processo e começar novamente dessa parte até o lado final. Isso pode deixar o entalhe irregular depois de ser cortado. A serra radial com suporte também possui fama de escorregar e bater contra grãos de madeira, podendo ferir os carpinteiros, então tome todas as medidas de segurança quando precisar cortar com essa ferramenta.

A tupia

Sendo a mais versátil ferramenta para cortar entalhes de encaixe, a tupia pode ser utilizada para fazer esses cortes com aproximadamente qualquer comprimento e em qualquer profundidade facilmente. Essas ferramentas de mão também são mais fáceis de se controlar que as serras automáticas, reduzindo as chances de causar algum ferimento. Um problema principal da tupia, entretanto, é que suas cabeças normalmente cortam em profundidades diferentes do que a espessura informada nos pedaços de madeira. Isso pode fazer com que o entalhe seja cortado fundo demais na estrutura da estante, forçando você a começar novamente outro corte em um lado da estrutura com um novo conjunto de madeira e uma nova série de entalhes para encaixe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível