on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Qual é o melhor momento do ano para plantar legumes e vegetais

Plantar sua própria horta de vegetais é um hobby que também pode ajudar a dar mais sabor aos seus pratos de forma mais econômica. Vegetais e legumes podem ser cultivados em espaços pequenos e oferecer um sabor ainda melhor, por terem sido cuidados longe de pesticidas e produtos químicos. O mais importante é saber o momento certo para plantar cada legume. O calor suave da primavera ou o frio do inverno podem influenciar no crescimento e na saúde de uma planta, por isso alguns cuidados precisam ser tomados para evitar que sua horta seja destruída e não produza resultados.

Todas as estações podem oferecer novos cultivos para sua horta (Getty Images)

Primavera

O momento ideal para iniciar a plantação de vegetais, principalmente se você quiser fazer uma horta em sua própria casa, é a primavera. É importante que ela fique em um local ensolarado, pois o clima ameno da estação e as chuvas regulares favorecem o crescimento da plantação. Além disso, a mudança climática também influencia a flora, que tende a florescer com maior intensidade após os meses de inverno. Se colocar a horta de vegetais próxima à cozinha, é mais fácil sair e colher o que você precisa para seus pratos, além de facilitar o acompanhamento e o crescimento dela.

Loading...
Hortas oferecem sabor, a um baixo custo (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Verão

A plantação deve continuar pela primavera e seguir durante o verão. Continue plantando para garantir sempre algo fresco para colher. Umidifique as sementes, pois permite que elas germinem mais depressa. Quando ficarem úmidas, ficaram mais inchadas, fazendo com que seu embrião comece a crescer. Fique atento também ao momento em que os vegetais estão prontos para serem colhidos. Os tomates, por exemplo, devem ser colhidos assim que ficarem vermelhos. É a forma de garantir que eles estão prontos para serem colhidos.

Tomates vermelhos estão prontos para serem colhidos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Outono e inverno

Alguns legumes são mais resistentes ao frio do que outros, o que permite que eles também sejam plantados no inverno, mantendo sua horta produtiva durante todo o ano. Beterraba, cebola, alface e cenouras são alguns legumes que oferecem maior resistência. O ideal é que a plantação já comece no outono para que, nos períodos mais frios do inverno, possam estar a pleno crescimento e mais resistentes às baixas temperaturas. Outro ponto importante de plantar vegetais no inverno é que o dia oferece menos horas de sol, o que dificulta o seu crescimento. Por isso, é importante que sua horta esteja posicionada em um local estratégico, que aproveite ao máximo todas as horas de sol do dia.

Cenouras são vegetais resistentes ao inverno (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

O ano inteiro

Verão: alface, agrião, aipo, couve, rabanete, almeirão, nabo, beterraba, rúcula, chicória, espinafre, batata-doce, salsa, coentro, cenoura, almeirão, alho, salsão, couve-flor, brócolis e repolho; Outono: agrião, almeirão, beterraba, nabo, salsa, alho, rúcula, chicória, salsão, chicória, salsão, couve-flor, brócolis, repolho e espinafre, rabanete, cenoura e repolho de inverno; Inverno: almeirão, cenoura, nabo, beterraba, rúcula, alho, chicória, agrião, couve-flor, brócolis, repolho de inverno, alface, rabanete, beterraba, jiló, berinjela, pimenta, pimentão e tomate; Primavera: alface, rabanete, cenoura, couve-flor, brócolis, jiló, berinjela, pimenta, pimentão, tomate, abobrinha, feijão de vagem, pepino, maxixe, salsa, coentro, repolho, mandioquinha, batata-doce e coentro.

Alguns legumes podem ser plantados em qualquer época do ano (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...