Qual o melhor pneu para um SUV?

Escrito por timothy sexton | Traduzido por marla maisonnett
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Qual o melhor pneu para um SUV?
SUV (Spencer Platt/Getty Images News/Getty Images)

Os veículos utilitários esportivos (SUVs) alcançaram grande popularidade nas duas últimas décadas, antes do valor da gasolina subir na metade dos anos 2000, o que contribuiu para diminuir essa popularidade. Muitos motoristas trocaram seus relacionamentos duradouros com carros por SUVs, devido ao porte robusto destes veículos, que passava uma maior segurança, mas muitos desses mesmos motoristas subestimam a importância do tipo de pneu que usam.

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Considerações

A coisa mais importante a se considerar na compra do pneu ideal para seu SUV é tomar conhecimento, e respeitar, a capacidade e o tamanho de carga. Esta informação pode ser encontrada no manual do proprietário ou na internet. Muitos veículos vêm em diferentes tamanhos, por isso é vital a compra de um pneu que seja recomendado especificamente para a capacidade do modelo do seu veículo.

Tamanho

Uma tendência muito popular entre alguns proprietários é a compra dos famosos pneus extra-grandes. Os motoristas gostam da aparência desses pneus, que podem ter, aproximadamente, até 8 centímetros a mais que pneus normais, pois deixam o veículo com uma aparência mais agressiva. Para que seja seguro seu uso, esses pneus devem ter a capacidade de carga recomendada, embora uma capacidade minimamente maior seja aceita. Um dos melhores pneus desse tipo é o Michelin Cross Terrain SUV Truck/SUV.

Efeitos

O efeito de tração aumenta conforme o veículo fica mais pesado. Por isso, é essencial considerar o tamanho da banda de rodagem do pneu, que pode variar de pouco menos de 15 até mais que 25 centímetros. Qualquer verificação dos desenhos diferentes das SUVs revelará a variação do tamanho da banda de rodagem. O desenho da banda pode fazer uma grande diferença no transporte da carga, na classificação da velocidade do pneu e na reação do veículo durante uma derrapagem. Ao comprar pneus novos, compare os pneus de veículos que sejam parecidos aos seu. Para rodagem pesada fora de estrada o melhor modelo é o BF Goodrich Mud-Terrain T/A ou o Pro Comp Xtreme M/T.

Função

A maioria dos motoristas nunca tiraram proveito da verdadeira função do desenho desses veículos: dirigir fora da estrada. Para que se aproveite o potencial da tração nas quatro rodas em sua totalidade é necessário uma troca e, neste caso, será sacrificar a duração da banda do pneu para se obter o melhor desempenho. Os melhores pneus para essa função são aqueles desenhados para todos os terrenos pois já possuem uma maior capacidade de carga.

Características

Para os motoristas que moram em lugares de clima mais moderado e não usam o veículo fora da estrada, o melhor pneu é aquele conhecido como "para todas as estações". Esses tipo de pneu fornece uma excelente tração e também uma maior vida útil da banda, além da qualidade no desempenho e uma dirigibilidade mais semelhante à de um carro normal. Embora esse tipo de pneu seja capaz de apresentar um bom desempenho na geada ou na neve, eles não são adequados para climas mais extremos. Os pneus desse tipo mais recomendados são: Goodyear Fortera Silent Armor, Dunlop Rover A/T e o Hankook DynaPro AS RHO3, embora o da Hankook não seja muito bom na neve e no gelo como os outros.

Tipos

Ao comprar um pneu novo, é importante adquirir exatamente o mesmo tipo que já está no veículo. Se você decidir comprar um maior, então será necessário comprar os quatro iguais. Se esta regra não for respeitada, podem acontecer problemas de quebra ou dificuldades na transmissão. Os SUVs possuem sistemas de computação altamente sofisticados, e a mudança no equilíbrio por dirigir com pneus diferentes pode incorrer na má leitura de informações necessárias para que o computador assegure o funcionamento correto de componentes como freios e transmissão.

Erros

Os pneus com que o veículo já vem equipado não são necessariamente os ideais. Esses pneus são classificados corretamente para a carga e velocidade, porém também foram projetados para condições genéricas de direção. As indústrias não consideram as utilizações dos veículos: fora de estrada, alta velocidade ou para viagens em áreas de climas mais extremos. Não presuma que os pneus que vieram com o veículo são a melhor escolha para o tipo de direção a ser realizada.

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