Mais
×

Qual é o melhor remédio para ressacas?

Bedidas isotônicas? Mais uma dose? Vitamina C? Qual é a melhor maneira de tratar a ressaca?
George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Introdução

O estrago está feito. Agora, você tem que curar seu corpo maltratado buscando alguma mágica na internet que faça desaparecer a dor de cabeça. Infelizmente, os médicos ainda não encontraram a forma ideal e única de curar a ressaca, por isso você deve conhecer uma infinidade de histórias de algumas pessoas e táticas de amigos. Para ter uma ideia de como começar, falamos com alguns especialistas, incluindo Mike McAdams do site The Healthy Drinker e Rob Walker, que escreveu um livro com dicas de como melhorar a ressaca ("Solução das Ressacas: uma solução simples para prevenir a tortura da manhã seguinte”, em tradução livre). Eles têm suportado valentemente enxaquecas, náuseas e dores corporais inexplicáveis, tudo em nome da ciência, para que as outras pessoas possam viver sem ressaca.

ITStock Free/Polka Dot/Getty Images

Café da manhã gorduroso

"Seu corpo já processou ou ainda tenta processar o álcool que você consumiu na noite anterior. Então, as vitaminas e minerais que mantêm a gordura no nosso corpo, como as contidas nos sanduíches de linguiça, fazem a diferença”, explica McAdams. Para o especialista, a melhor coisa a fazer é tentar repor os nutrientes essenciais que tenham se esgotado. Felizmente, os lanches gordurosos oferecem alguns nutrientes essenciais. “Os ovos contêm aminoácidos que ajudam na desintoxicação do fígado, incluindo a cisteína, que ajuda a neutralizar a toxina acetaladehido. Melhor ainda é comer alimentos gordurosos antes de sair à noite. Isso realmente ajuda”, completa. A gordura e os resíduos gordurosos oferecem uma ajuda adicional às paredes estomacais e diminuem a absorção do álcool. Dica: antes de beber, coma alimentos gordurosos e não esqueça de adicionar ovos.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Bananas

Apesar da sua consistência, a banana contém 75% de água e pode ajudar a começar a manhã reidratando e reabilitando seu corpo. “Também tem alto teor de vitamina C e B6, o que pode ajudar a neutralizar os radicais livres e evitar um dano maior ao fígado”, explica MacAdams. Além disso, as bananas contêm quantidades saudáveis de magnésio e potássio, que são reduzidos devido ao consumo de álcool e cuja falta provoca aquela sensação de tristeza em uma pessoa alcoolizada. "Bananas têm ainda uma alta concentração de açúcares naturais que o corpo necessita repor logo depois de uma noite de festa”, conta o especialista. Dica: você não precisa comer bananas sempre que for encarar suas "aventuras alcoólicas", mas talvez devesse manter algumas na bandeja da sua geladeira, por segurança.

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Água de coco

Se está desidratado depois de uma longa noite de festa, seu corpo pode ter esgotado todos os seus eletrólitos. “Acreditamos na água de coco como a cura para a ressaca”, diz Holly Kulp, do Healing Lifestyles & Spas. “A água de coco contém uma grande quantidade de nutrientes e eletrólitos de que o corpo precisa, incluindo vitamina C, potássio, magnésio, fósforo, sódio e cálcio. É como uma bebida esportiva, sem acidez ou aroma falso.” A água de coco pode ser consumida pura, misturada com uma vitamina ou como um refresco. Dica: troque as bebidas esportivas pela água de coco e confira o resultado!

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Suco de tomate

Como contém um pouco de sal, o suco de tomate (ou suco de vegetais) vai ajudar a reter líquidos depois da ressaca, segundo a doutora Linda C. Degutis, professora adjunta de medicina de emergência e saúde pública da cidade de Yale, situada no estado norte-americano de Dakota do Sul. Os vegetais também ajudam a repor alguns nutrientes perdidos na noite anterior. Mesmo assim, não é a única alternativa para curar uma ressaca. Dica: se você gosta do suco de tomate, desfrute, mas não é obrigado tomar caso não seja muito fã.

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Ovos crus

Comer ovos crus pode ajudar, mas não vai te salvar da ressaca. "A menos que o dissabor de ter que comer ovos crus faça você esquecer a ressaca", brinca o Dr. Jeffrey G. Wiese, professor associado de medicina da Universidade de Tulane em Nova Orleans, nos EUA. Dica: diga "não" à salmonela.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Bebidas esportivas

Atletas tomam bebidas esportivas para se recuperar entre as competições. Por isso, se seu "esporte" é beber, também deve se recompor. "O álcool esgota os eletrólitos e exige do organismo uma grande quantidades deles", diz MacAdams. As bebidas esportivas são cheias dessa substância. "Na manhã seguinte, depois de perder eletrólitos que convertem o álcool e eliminam toxinas pela urina, você precisa de uma reposição para se sentir bem novamente", completa o especialista. Dica: eletrólitos fazem bem para o corpo!

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Aspirinas ou Ibuprofeno

Depois de acordar com uma dor de cabeça insuportável, talvez se sinta tentado a procurar um analgésico da sua preferência. “Tomar um remédio pode ajudar a reduzir os sintomas da ressaca, mas consuma o medicamento junto com um copo de água ou com comida”, destaca MacAdams. "Entretanto, também é preciso levar em consideração que analgésicos misturados com álcool podem ser muito perigosos. Não esqueça que medicamentos a base de paracetamol podem danificar os rins e o fígado e a aspirina pode causar irritação no estômago. Dica: se possível, evite. Pode aliviar a dor instantaneamente, mas pode provocar reações perigosas a longo prazo.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Mais uma dose

Apesar de tentador, não tome outra bebida que esteja ao seu alcance. Tomar mais álcool no dia seguinte para curar a ressaca pode ajudar a aliviar o problema de abstinência de álcool, mas fará com que a sua ressaca piore, de acordo com o Dr. Deguttis. Dica: não beba mais uma dose!

Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

Sanduíches de bacon

Sabemos que um sanduíche de bacon não faz muito bem para o coração nem para a silhueta, mas pode ser bom para sua ressaca. “O pão tem alto teor de carboidratos e o bacon está cheio de proteínas, que se transformam em aminoácidos”, explica Elin Roberts, gerente de desenvolvimento de ciências no The Centre for Life, em Newcastle, na Grã Bretanha, em uma revista produzida pelo jornal The Mirror. “O corpo com ressaca necessita desses aminoácidos. Então, o seu consumo vai fazer você se sentir bem. Tomar álcool em excesso esgota também os neurotransmissores, mas a gordura contém uma grande quantidade de aminoácidos que os restituem, deixando você com a cabeça tranquila”. Nesse caso, existe uma boa razão para deixar de lado a promessa de regime no Ano Novo. Dica: a ciência explica a nossa obsessão pela gordura. Então, mais um sanduíche desses, por favor!

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Extrato líquido de Cardo Mariano

"Despeje 50ml desse líquido (Cardo Mariano) milagroso em um copo de água antes de ir para a cama e ao longo de todo o dia seguinte", ensina Becky Pugh, escritora de saúde da The Telegraph, que se ofereceu como voluntária para testar a cura para a ressaca. Na noite anterior ao teste, Pugh teve um jantar de Ação de Graças, no qual tomou três copos de vinho tinto e duas taças de champagne. "De longe, foi o melhor remédio que eu tentei. Elimina o enjoo e a fadiga. O extrato de Cardo Mariano também está disponível em forma de comprimidos. Para mim, o líquido funcionou melhor", completa. Dica: se o encontrar em uma farmácia, não custa nada comprar.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Frutas e antioxidantes

“As frutas, como as bananas ou uma tigela de bagas (uvas, morangos, mirtilos etc.) são facilmente digeridas e adicionam vitaminas úteis ao seu corpo”, explica Vonalda Utterback, nutricionista e especialista em Saúde Holística e Nutrição. Além de aumentar as vitaminas A, C e E, as frutas antioxidantes são também conhecidas por combater o câncer. Além de você ajudar seu corpo a se recuperar, previne possíveis doenças no futuro. Tudo isso em uma tijela. Dica: uma boa oportunidade de café da manhã na cama.

NA/AbleStock.com/Getty Images

Extrato de Cardo Leitoso

Testado e aprovado por estudantes universitários, o extrato de Cardo Leitoso "reduz os sintomas da ressaca", relata o The New York Times. Um grupo de médicos noticiou na revista Archives of Internal Medicine que o extrato tomado em forma de cápsula é eficaz para eliminar os sintomas da ressaca, como a boca seca e as náuseas. "Dizem que o Cardo Leitoso reduz a resposta imune aos congêneres (subprodutos do processo de fermentação)", conta o Dr. Michael G. Shlipak, professor associado de medicina na Universidade da Califórnia, em São Francisco, nos EUA, e autor de relatório sobre o extrato. Dica: se foi bom para jovens e dispostos estudantes universitários, pode funcionar com você também.

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Banho de leite

Aproveite alguns produtos da sua geladeira e da sua cesta de frutas para tomar um banho digno de um spa e eliminar seu sofrimento com a ressaca. "Comece com um banho morno. Adicione um pouco de sal marinho, uma xícara de leite, três gotas de laranja, zimbro, cipreste e óleos essenciais", ensina Jane Ross, diretora da Ananda Spa no Himalayas. Segundo a diretora, o sal remineraliza o corpo e óleos essenciais ajudam a eliminar as toxinas. A laranja eleva o espírito e o leite ajuda a hidratar e nutrir a pele". Dica: coloque um pouco de música e relaxe...

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Chá de gengibre

“Caso você se sinta um pouco enjoado, tome um pouco de chá de gengibre ou um chá de maçã e hortelã para aliviar o estômago", ensina Ross. Para a dor de cabeça, faça compressas frias de lavanda e hortelã. "Em um recipiente com água fria, coloque um pouco de gelo, uma gota de óleo essencial de hortelã e outra de lavanda. Umedeça um pano na água, esprema e mantenha a compressa na testa durante 15 minutos. Essa técnica é um tipo de calmante e aliviará o mau estar”, completa a diretora. Dica: se o seu estômago está com problemas, beba um pouco de chá de gengibre.