A melhor ventilação para o sótão de um telhado de quatro águas

Escrito por j. lang wood | Traduzido por wanderson david
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor ventilação para o sótão de um telhado de quatro águas
Os telhados de quatro águas precisam de ventilação especial (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

A ventilação do sótão é um aspecto frequentemente esquecido na construção de telhados, mas é muito importante tanto para a construção da casa quanto para o material no telhado. Embora possa parecer coerente fechar todo o sótão e as áreas do telhado contra umidade e ar frio, esse método não é a melhor maneira de proteger os materiais. A ventilação em telhados, principalmente os de quatro águas, exige métodos especiais para permitir fluxo de ar adequado.

Outras pessoas estão lendo

Importância da ventilação

A boa ventilação é útil para reduzir os custos de aquecimento e refrigeração, prevenir danos aos materiais do telhado, reduzir a deterioração do piso e diminuir a frequência de acúmulo de gelo. De acordo com o site American Society of Home Inspectors, o isolamento e a ventilação devem receber a mesma atenção. Aberturas intradorsos, passagens traseiras, lanternins, turbinas de sótão e respiradouro elétrico são tipos comuns de equipamentos de ventilação do sótão. A regra principal para a ventilação do sótão é 0,1 m² de ventilação para cada 14 m² de espaço.

Construção do telhado de quatro águas

O telhado de quatro águas é um tipo de modelo que tem todas as suas superfícies inclinadas para baixo para se unirem às paredes de todos os quatro lados, geralmente em uma inclinação moderada. Esse modelo é diferente do telhado de espigão, que é comumente encontrado nas casas em forma de uma pirâmide. A estrutura de suportes nos telhados de quatro águas é mais complexa, embora a construção das paredes seja mais fácil, pois todas são do mesmo tamanho. Os telhados de espigão possuem duas superfícies de parede menores e duas altas. O espaço é mais limitado no modelo de telhado de quatro águas e, por isso, a ventilação pode ser mais difícil. No entanto, eles são mais resistentes a ventos fortes. Esses telhados fornecem várias adaptações, incluindo telhados simples, em forma de pirâmide, em cruz (une duas áreas do telhado), feitos até a metade (forma uma calha na beira do telhado) e telhado holandês, que é uma mistura dos dois modelos.

Ventilação para telhados de quatro águas

Os telhados de quatro águas podem não obter ventilação suficiente, pois possuem uma grande quantidade de espaço que exige um sistema mais complexo de fluxo de ar. Além disso, de acordo com o site VentMASTER Attic Ventilation, os lanternins comumente utilizados não fornecem uma quantidade suficiente de fluxo de ar nas cumeeiras. Esse modelo pode causar problemas de sobreaquecimento e condensação de umidade nos materiais e nas áreas do sótão.

Outras opções de ventilação de telhados de quatro águas

Trapeiras de telhado estáticas ou inativas também podem ser instaladas para auxiliar na ventilação. Aberturas especiais e ventoinhas podem ser necessárias para garantir um bom fluxo de ar nas áreas do telhado. As ventoinhas com termostato automático e propriedades de umidóstato são a solução para esse problema.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível