Vida

Qual é o melhor xampu para cabelos que estão ficando ralos?

Escrito por dana severson | Traduzido por fatima mesquita
Qual é o melhor xampu para cabelos que estão ficando ralos?

Não existe milagre quando o assunto é queda de cabelo

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Umas das piores coisas que podem acontecer a um homem, mesmo que ele diga que não, é a perda de cabelo. E o fenômeno é pior ainda para mulheres. Mas, com tantos produtos no mercado, você provavelmente deve se perguntar qual seria o melhor xampu para combater a ameaça de um cabelo que parece ficar cada dia mais ralo.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

O melhor xampu para cabelos ralos e caindo não é exatamente um xampu, mas um remédio, ou melhor, dois: finasterida (propécia) e loniten. E, apesar de vários produtos dizerem que fazem isso e aquilo, a verdade é que não há qualquer outra forma válida disponível hoje para combater o problema. Basta ver que esses outros produtos não contam com a aprovação de órgãos como a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) norte-americana nem com o apoio de entidades como a The American Hair Loss Association (Associação Americana de Perda de Cabelo, AHLA). Ou seja, elas são apenas perda de dinheiro.

Mitos

É comum encontrar anúncios de xampus (ou outros produtos "mágicos") nas revistas voltadas para o consumidor masculino dizendo que a marca X ou Y é a última palavra em termos de contenção de queda de cabelo. Os comerciais vão até mais além, dizendo que você "vai sentir o crescimento dos fios". Em geral, tais fórmulas contêm algum tipo de componente que faz o couro cabeludo formigar, mas o truque não passa de encenação e, à medida em que o seu corpo se acostuma com o produto, o formigamento diminui até desparecer sem, contudo, fazer com que o cabelo cresça ou pare de ralear.

Características

Há, porém, no mercado, uma variedade imensa de xampus que usam bloqueadores de um hormônio chamado DHT, como o Procerin, o Revivogen Hair Genesis, o Prograine e o Nisim. Tais produtos contêm ainda limpadores e antioxidantes que "desentopem" os folículos de cabelo para promover o crescimento de novos fios. Algumas pessoas dizem ter notado melhoras usando isto ou aquilo, mas como ninguém é igual e nenhuma solução é 100% eficaz no caso de queda de cabelo, os resultados podem mesmo variar. Ou seja, quando se trata de xampu para queda de cabelo, a saída é experimentar, na base da tentativa e erro.

Cuidados

Se você decidir apostar em um tratamento com xampu para queda de cabelo, lembre-se que ele pode trazer mais problemas que benefícios, tanto ao cabelo quanto ao couro cabeludo. Tudo vai depender do pH do produto e da reação dele com o seu cabelo e o couro cabeludo. Os xampus que anunciam mais fios têm, em geral, um ingrediente que altera superfície do cabelo, alterando o que era mais macio para mais áspero. Esta nova característica é, em teoria, o que dá a ideia de mais fios, de um cabelo mais grosso, quando, de fato, ele não está saudável e nada está acontecendo para combater o raleamento. Procure xampus que tenham um pH em torno de cinco.

Dica de um profissional da indústria

Sua melhor opção para vencer a batalha contra os cabelos ralos é a procura de ajuda especializada – e quanto menos cabelo já tiver ido pelo ralo abaixo, melhor. Até mesmo os remédios listados aqui têm atuação limitada. E, de novo: se o produto não for aprovado pelo FDA nem recomendado pela AHLA, por exemplo, caia fora!

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media