Qual é o melhor xampu para um couro cabeludo seco?

Escrito por sava tang alcantara | Traduzido por andressa gonzalez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o melhor xampu para um couro cabeludo seco?
Lavando os cabelos (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Um couro cabeludo seco pode ser resultado da utilização de xampus que ressecam e tiram do cabelo seus óleos de proteção. Cada fio de cabelo é constituído por várias camadas de queratina ou proteínas. O couro cabeludo também produz sebo, ou uma camada de óleo, semelhante ao que é produzido na pele em outras áreas do corpo. O uso excessivo de xampu ou a utilização de xampus que retiram os óleos de proteção pode resultar num couro cabeludo com comichão e seco que pode também tornar-se escamoso. Usar um xampu hidratante e um condicionador adequado cada vez que você lavar seu cabelo pode melhorar essa condição.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O couro cabeludo seco, muitas vezes, coça e pode resultar em descamação. Quando a pele morta está sendo descartada, a caspa pode aparecer. Esta condição da pele é conhecida como dermatite seborreica. Um xampu hidratante contendo óleos essenciais, tais como óleo de lavanda e óleo de jojoba (uma cera de planta) pode ser útil. Usar xampus com óleo da árvore de chá também pode ajudar a remover as células mortas e a curar a coceira e o couro cabeludo seco.

Importância

O uso excessivo de secadores de cabelo muito quentes, ferros para encaracolar e produtos de cabelo comerciais que contêm álcool ressecante podem contribuir para ressecar o couro cabeludo. A exposição ao calor, vento e sol também pode gerar um couro cabeludo seco. Lave regularmente o cabelo com um xampu hidratante e use um delicado condicionador de cabelo com flores de camomila ou óleo essencial de lavanda para ajudar a reduzir o ressecamento do couro cabeludo. Usar um chapéu ou um lenço ao vento e no sol também pode ajudar a proteger o cabelo e o couro cabeludo.

Considerações

Alergias a certos alimentos podem contribuir para o couro cabeludo ressecado ou descamado. Alguns indivíduos alérgicos ou intolerantes a produtos lácteos podem ter o couro cabeludo seco depois de consumir leite de vaca e outros produtos semelhantes. Certas condições de saúde também podem produzir couro cabeludo ressecado, com coceira. O hipotireoidismo e o esgotamento adrenal, ambos distúrbios hormonais, têm como sintomas o couro cabeludo seco e a perda de cabelo.

Prevenção/Solução

Use uma escova de cerdas naturais de javali (feita a partir das cerdas de um javali, não cerdas de plástico) para gentilmente escovar o cabelo antes de lavar. Use apenas xampus hidratantes suaves, como um xampu para bebê, sem perfume. Use vinagre de maçã (1 colher de sopa para 1 litro de água) como um enxaguante antes de aplicar um condicionador hidratante. Enxágue e deixe secar naturalmente ou apenas em temperatura baixa com um secador de cabelo. Uma vez por semana, após a lavagem do cabelo, aplique de 2 a 3 colheres de azeite no cabelo e cubra com um saco plástico durante pelo menos 20 minutos. Enxágue e condicione. O azeite tem propriedades hidratantes.

Aviso

Se você tem perda de cabelo que acompanha o couro cabeludo seco, consulte o seu médico. Vários problemas de saúde graves incluem sintomas de couro cabeludo seco, coceira e perda de cabelo, como o esgotamento adrenal e o hipotireoidismo (tireoide pouco ativa). Estes são problemas graves de saúde que devem ser cuidadosamente avaliados e tratados por um médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível