Como melhorar a agilidade de suas pernas

Escrito por emily weller | Traduzido por vanessa arnaud
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Como melhorar a agilidade de suas pernas
Melhorar a agilidade das pernas pode ajudar a reduzir o risco de lesões durante a prática de atividades físicas, como corrida (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A agilidade ajuda a fazer movimentos rápidos ao praticar um esporte ou se exercitar. Melhorar a agilidade pode ajudar no dia-a-dia, uma vez que você se torna forte e hábil para se movimentar com facilidade. É possível melhoar a agilidade de suas pernas com alguns exercícios. O treino não tomará muito tempo do seu dia. Adicione os exercícios à rotina de atividade física que você já pratica ou aproveite-os para começar a praticar. Antes de tentar melhorar sua agilidade, consulte um médico para se certificar de que está em boas condições de saúde.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Corda ou fita isolante
  • Tesoura
  • Régua

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Instruções

    A escada de embaralhar

  1. 1

    Use a corda para fazer uma escada no chão. Corte dois pedaços de corda de 1,5 m e cinco pedaços de 30 centímetros. Posicione os dois pedaços de 1,5 m paralelos um ao outro e coloque os pedaços de 30 cm perpendiculares a eles, separados por distâncias iguais, para fazer o formato de uma escada deitada no chão.

  2. 2

    Posicione-se no quadrado da extremidade direita da escada. Mantenha os pés separados e os joelhos levemente dobrados. Dobre também os cotovelos, de modo que seus braços assumam a forma de um "L".

  3. 3

    Levante sua perna esquerda, projetando o peso do corpo sobre a perna direita. Mova a perna para a esquerda e pise no quadrado à esquerda do que você estava anteriormente. Apoie o pé no chão. Levante a perna direita e junte-a à perna esquerda. Os dois pés devem estar no mesmo quadrado.

  4. 4

    Repita, pisando no quadrado à esquerda do que está agora. Quando chegar à extremidade oposta da escada, volte para o lado direito. Tente acelerar conforme continuar a repetir o exercício. Quando ficar mais hábil, mantenha o olhar reto para o horizonte em vez de olhar para os pés.

    Levantamento dos joelhos

  1. 1

    Fique do lado de fora de uma das extremidades da escada que você construiu no Passo 1 da Seção 1. Olhe para a escada como se fosse correr sobre ela.

  2. 2

    Fique em pé com a postura ereta e os pés separados, e deixe os braços ao lado do corpo. Dobre os braços.

  3. 3

    Levante sua perna direita, dobrando-a de modo a formar um "L". Dê um passo a frente e pise no primeiro quadrado da escada. Apoie o pé no chão dentro do quadrado.

  4. 4

    Levante a perna esquerda, dobrando o joelho, e pise no segundo quadrado da escada. Continue seu trajeto sobre a escada, levantando os joelhos tanto quanto conseguir. Quando chegar ao final, vire-se e continue o exercício para o outro lado.

Dicas & Advertências

  • Conforme se mover sobre a escada, evite encostar na corda.

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