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Como melhorar seu astral no inverno

O mau humor, a tristeza e a indisposição no inverno são tão comuns que deram origem até a uma doença catalogada pelo Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM-IV, na sigla em inglês) da Associação Norte-Americana de Psiquiatria (APA), a depressão sazonal, que só aparece durante essa época do ano. Para a maioria das pessoas, no entanto, esses estados são apenas consequência normal da diminuição do nível de energia que ocorre no inverno e da obrigação de continuar com a rotina apesar disso. Se este for o seu caso, veja abaixo alguns cuidados simples que podem amenizar esses problemas.

É possível manter um bom astral no inverno com alguns cuidados simples (Getty Images)

Faça exercício

A atividade física libera o neurotransmissor dopamina, conhecido como o "hormônio do prazer", que também é liberado por comidas gostosas, pelo sexo e por outras atividades prazerosas. Por isso é que ocorre uma sensação de bem-estar e alegria ao final de um período de exercícios, ao ponto de deixar algumas pessoas verdadeiramente viciadas. Além disso, a atividade física também reduz a liberação do cortisol que, ao contrário da dopamina, é o hormônio do estresse. Tais fatos deixam claro que a melhor coisa que se pode fazer para manter o astral é um bom exercício. De acordo com alguns estudos, começar a fazer exercícios é tão eficiente quanto consumir remédios para tratar até casos severos de depressão. Prefira os exercícios ao ar livre, pois a exposição à luz também ajuda a melhor o humor (veja abaixo).

Não hiberne

O inverno dá aquela vontade de ficar o dia inteiro debaixo do cobertor dormindo ou assistindo à televisão. Mas, em excesso, isso pode levar ao isolamento e, consequentemente, à depressão. De acordo com a psicóloga Denise Pará Diniz, "manter o convívio social é extremamente importante não só para levantar o ânimo, mas também para encerrar o dia com a consciência de que ele foi produtivo".

Exponha-se à luz solar

A baixa produção do neurotransmissor serotonina já foi apontada como uma das principais causas da depressão, pois ela controla hormônios que regulam, entre outras funções, a disposição e o humor. O problema é que a falta de exposição à luz do sol bloqueia a ação da serotonina, causando tristeza, irritação e indisposição. Por isso, é importante expor-se ao sol o máximo possível durante o inverno.

Hidrate-se

Uma grande fonte de irritação e mau humor no inverno são os problemas respiratórios decorrentes do ar seco. A dica é beber bastante água e manter o ambiente úmido. O melhor meio de fazer isso é usando um umidificador, mas é importante não deixá-lo ligado por mais de três horas, caso contrário pode ocorrer a proliferação de fungos.

Proteja-se dos micro-organismos

Além da umidade, outra fonte de problemas respiratórios no inverno são os agentes infecciosos e alergênicos, como fungos, vírus e bactérias. Com a ventilação obstruída por portas e janelas fechadas para evitar o frio, esses organismos se multiplicam, causando alergias e infecções. O ideal é deixar o ar circular apesar do frio e limpar bem a casa para eliminar o mofo e o pó.

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