Como melhorar o equilíbrio e propriocepção após um derrame

Escrito por david mcguffin | Traduzido por mariana korman
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Como melhorar o equilíbrio e propriocepção após um derrame
Praticar Tai Chi pode ajudar a recuperar o equilíbrio após um AVC (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

A recuperação após um derrame pode ser multifacetada. Mesmo quando se trata de desafios de equilíbrio e propriocepção após um acidente vascular cerebral, uma parte do problema pode incluir uma combinação de acuidade visual, do movimento e posicionamento dos membros e dos sensores de equilíbrio localizados dentro do ouvido interno. Em alguns casos, certas funções diminuídas pelo incidente podem precisar ser compensadas, dando-se mais foco a outros aspectos do equilíbrio.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Toalha
  • Pequenos objetos para juntar do chão
  • Cadeira
  • Piscina para terapia aquática

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Instruções

    Equilíbrio e propriocepção para pacientes que sofreram AVC

  1. 1

    Exercite-se em uma piscina. Terapias aquáticas podem ser uma ótima forma de criar força e equilíbrio após um derrame, devido à imponderabilidade de estar imerso na água, o que pode ser um bom passo inicial para muitos pacientes. Pratique com um profissional treinado, apenas se seu médico consentir, considere também aulas de hidroginástica para ajudar no seu equilíbrio.

  2. 2

    Sente-se numa cadeira. Pratique inclinar-se para um lado ou para o outro e levantar e abaixar os membros. Isso pode ser um desafio para algumas vítimas de acidente vascular cerebral, por isso, consulte um profissional que analise o seu ponto de partida antes de iniciar o tratamento. Pratique tarefas funcionais, como pegar objetos do chão, quando estiver sentado.

  3. 3

    Fique de pé, apoiando-se em ambas as pernas. Se necessário, segure-se em uma bancada ou corrimão, ao mudar de peso entre os dois pés. Pratique atividades funcionais, como pegar os pratos de um armário ou pegar objetos do chão.

  4. 4

    Pratique ficar num pé só. Feche seus olhos, o que tira a função visual de equilíbrio e ajuda a melhorar as outras, que dependem de informações de seus membros ou do senso de equilíbrio no ouvido interno. Pegue pequenos objetos do chão, com o peso apenas em uma perna.

  5. 5

    Fique sobre uma toalha dobrada. Isso diminui a estabilidade, fazendo com que você trabalhe mais para construir capacidades de equilíbrio mais avançadas. Repita as mesmas atividades mencionadas no Passo 3, agora na toalha. Tenha certeza de que está trabalhando as funções de equilíbrio enquanto estiver levantado, com o peso em ambos os pés.

  6. 6

    Execute agachamentos com uma única perna. Esta é uma atividade equilíbrio mais avançada, em que levanta -se uma perna e, de pé, agache-se com a perna de que sustenta seu peso. Pratique este exercício com a perna suspensa na frente, ao lado e atrás de você.

  7. 7

    Pratique Tai Chi. Quando tiver recuperado controle e equilíbrio suficientes e estiver liberado por seu médico ou fisioterapeuta, começar a praticar Tai Chi é uma ótima forma de continuar a melhorar seu balanço corporal, tônus muscular e atingir maior saúde mental.

Dicas & Advertências

  • Peça ajuda profissional de terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, antes de tentar qualquer uma destas técnicas sozinho. Siga um plano de tratamento especializado para recuperar o equilíbrio e outras funções depois de um acidente vascular cerebral. É uma boa ideia, no início, ter sempre alguém ajudando você, caso você perca o equilíbrio.
  • Identifique os fatores que estão afetando sua perda de equilíbrio, sensorial, visual ou fraqueza.

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