Como melhorar o mau humor

Escrito por betty holt | Traduzido por luana santos
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Como melhorar o mau humor
Mudar de mau para bom humor vale a pena o esforço (Dougal Waters/Digital Vision/Getty Images)

Um mau humor não é um lugar agradável para ficar, a menos que goste de se lamentar. Mesmo se gostar, quando estiver pronto para seguir em frente, existem várias maneiras de mudá-lo para algo melhor. Uma pesquisa mostrou que fazer exercício é eficaz em ajudar na mudança de humor. A melhor estratégia, no entanto, é uma combinação de relaxamento, gerenciamento de estresse, técnicas cognitivas e exercício.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

    Faça algo físico

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    Mude de postura. Respire fundo e fique ereto. Pessoas felizes e energéticas dão grandes passos e andam mais rápido. Mover-se como se estivesse feliz, mesmo quando não estiver, com certeza vai mudar seu humor.

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    Saía para uma caminhada sob o sol e respire ar fresco enquanto olha as paisagens a sua volta. Envolver-se em qualquer forma de exercício aeróbico libera endorfinas de melhoramento de humor, neurotransmissores que atuam como analgésicos naturais do corpo.

    Como melhorar o mau humor
    Dar um passeio pela natureza pode melhorar seu humor (walking image by Salem Alforaih from Fotolia.com)
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    Coloque sua música animada favorita e comece a se mexer e balançar no ritmo. Se estiver se sentindo irritado, coloque um heavy metal ou punk rock com uma batida dinâmica e forte. A música vai ajudá-lo a expressar seus sentimentos. Experimente um pouco de música inspiradora que o lembre da bondade da vida.

    Libere sentimentos reprimidos

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    Escreva o que sente. Não se reprima, porque expressar a verdade pode mandar os sentimentos de dentro de sua cabeça para fora e aliviar o estresse. Se estiver chateado com alguém, escreva como se estivesse conversando com eles, onde você atua nos dois papéis, e em seguida rasgue a página ou queime-a. Você pode até pensar em começar um blog em que se expresse sobre um assunto, e receba comentários e opiniões dos outros.

    Como melhorar o mau humor
    Colocar seus sentimentos em um diário pode aliviar a tensão e elevar seu humor (writing image by Anna Chelnokova from Fotolia.com)
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    Encontre um lugar seguro para expressar seus sentimentos gritando, esbravejando ou batendo em um travesseiro. Jogue a energia negativa para fora do corpo e veja o quanto se sente melhor. Se não há nenhum lugar seguro em casa ou no trabalho, tente desabafar em seu carro com todas as janelas fechadas.

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    Telefone para um amigo solidário que possa ouvir enquanto fala sobre o que está acontecendo com você. Ver o amigo em pessoa seria ainda melhor. O calor da companhia humana pode ser reconfortante e calmante.

    Mude de foco

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    Concentre-se nas coisas boas da vida. Comece tomando um tempo para pensar sobre todas as coisas pelas quais você é grato. Anote-as e coloque-as em um lugar de destaque onde você possa vê-las frequentemente.

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    Ajude alguém. Não há maneira mais rápida de parar de pensar em você mesmo do que se concentrar em ser útil para alguém. Voluntariar-se em um abrigo ou casa de repouso pode fazê-lo perceber que seus problemas não são nada em comparação com os dos outros.

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    Gaste um tempo no presente, percebendo as pequenas coisas, como a ascensão e a queda de sua respiração, a sensação da água na pele enquanto está tomando banho, o aroma do chá que você está bebendo. Observe e descreva a cor do céu, os sons que ouve ou como suas roupas ficam contra a pele.

Dicas & Advertências

  • Tenha em mente que, mesmo se não tomar medidas para mudá-lo, seu humor provavelmente vai se alterar de qualquer maneira. Às vezes, simplesmente acordar para um novo dia pode mudar sua mente. Ao tomar medidas para transformá-lo, está demonstrando que você está no controle de sua vida. Se o mau humor continua por dias ou mais, pode ser um sinal de que você precise de ajuda profissional.
  • Certifique-se que você está em um lugar seguro ou na companhia de pessoas que vão aceitá-lo e não serão perturbados por suas emoções quando você estiver processando sentimentos pesados. Nunca direcione suas angústias para os outros.

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