×
Loading ...

Como melhorar minha resistência para jogar futebol?

O futebol é um dos esportes fisicamente mais exigentes, principalmente devido ao fato de ter que correr muito durante 90 minutos. Embora a condição física de um jogador influa na sua capacidade de manter os níveis de energia, existem outras áreas de enfoque (fazer dieta, dormir bem e treinar de forma especializada) que também podem ajudar a aumentar a resistência.

Instruções

O futebol é exigente fisicamente (Getty Images)
  1. Suba ruas inclinadas. Esse exercício fortalece as pernas ao movê-las contra à gravidade. Corra por uma rua entre 180 e 365 m de comprimento com uma inclinação boa, mas não excessiva. Trote de duas a três vezes por semana, aumentando a frequência a medida que sua resistência melhore.

    Loading...
  2. Trote. A atividade queima mais calorias que simplesmente caminhar, melhora a circulação e faz o coração trabalhar mais, além de tonificar os músculos. Como os jogadores de futebol correm ou trotam em campo durante uma partida, você sentirá um impacto direto na sua resistência.

  3. Faça corridas curtas e regulares que aumentarão sua agilidade e velocidade. Coloque dois objetos, como blocos de madeira, em linha reta e separados 9 m entre si. Comece em um ponto, corra até o outro e agarre o objeto. Sem parar, volte para o início, deixe o objeto cair e levante o segundo. Volte correndo para o outro ponto e repita. Você pode aumentar gradualmente a distância.

  4. Alimente-se saudavelmente antes e durante o jogo para evitar ficar cansado. Consuma de 30 a 60 g de carboidratos por hora para maximizar sua energia. Você pode combinar bebidas esportivas para ajudar na hidratação, assim como produtos de alto teor energético, como biscoitos, cereais, uvas passas ou rosquinhas.

  5. Beba muito líquido durante o jogo para evitar a desidratação, que acarreta em fadiga e debilidade muscular. Caso contrário, você pode ter náusea e dor de cabeça que afetarão seu rendimento.

  6. Descanse o suficiente. Nenhum treinamento melhorará sua resistência se você estiver sempre cansado antes de jogar.

Loading...

Aviso

  • Ao começar qualquer programa de condicionamento físico, especialmente de alta intensidade, sempre é aconselhável consultar um médico. Lembre-se de esquentar e esfriar seu corpo apropriadamente depois de cada sessão de treinamento. Elabore gradualmente seu treinamento, aumentando a distância total percorrida para no máximo 10% de uma semana a outra.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...