Como melhorar o rendimento do Dodge Cummins 6.7 diesel

Escrito por arthur barnhouse | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como melhorar o rendimento do Dodge Cummins 6.7 diesel
Economize na hora de abastecer melhorando o rendimento do seu motor a diesel (gas pump sales image by Tammy Mobley from Fotolia.com)

O motor diesel de 6,7 litros fabricado pela Cummins para a picape Dodge Ram é bem potente, capaz de produzir 350 cavalos de potência e até 295 kg de torque. Lançado em 2007, o motor apresenta 6 cilindros em linha com 24 válvulas e, de acordo com a Cummins, é "um dos motores a diesel menos poluentes disponíveis no mercado". Claro que, com toda essa potência, ele não surpreenderá ninguém por se tratar de um motor econômico. Porém, isso não quer dizer que você não possa obter dele um melhor desempenho.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Ao dirigir sua picape, tenha sempre a economia de combustível em mente. Isso envolve atitudes simples, como respeitar os limites de velocidade, arrancar suave e gradualmente quando estiver parado e procurar realizar as frenagens antecipadamente, em vez de esperar até o último segundo para pisar no freio. Manter-se atento a esses detalhes ao dirigir fará com que o Cummins 6.7 consuma menos diesel, ajudando-lhe a economizar um pouco na hora de abastecer.

  2. 2

    Faça manutenções regulares no motor. Sem dúvidas, um motor bem regulado é também um motor mais eficiente. Para conseguir isso, faça as trocas de óleo nos intervalos de tempo ou quilometragem sugeridos no manual do veículo. Quando for realizar a troca, procure utilizar algum óleo sintético que esteja entre os melhores do mercado. Um óleo de boa qualidade ajudará a reduzir o atrito e o desgaste do motor, aumentando, consequentemente, o seu rendimento. Lembre-se ainda de verificar se os pneus estão calibrados corretamente. Além disso, troque o óleo do diferencial e da caixa de transmissão (especialmente caso você nunca tenha feito isso e possua uma picape com alta quilometragem).

  3. 3

    Substitua o filtro e a tomada de ar originais de fábrica por outros de alto desempenho específicos para motores a diesel. Esse filtro novo e aprimorado fornecerá ao motor uma quantidade de ar maior e mais limpo. Um motor que "respira" melhor acabará desperdiçando menos combustível.

  4. 4

    Retire o sistema de escape antigo e substitua-o por outro de alta performance. O seu motor não deve apenas ser capaz de receber ar limpo na entrada, mas também de expelir eficientemente os gases da combustão na saída. Um sistema de escape de alta performance é mais largo do que o original da Dodge, fazendo com que seja mais fácil para o motor expelir os gases de exaustão.

  5. 5

    Instale um módulo ou chip de desempenho projetado especificamente para motores a diesel. Esse novo módulo substituirá o original da Dodge e ajustará eletronicamente o motor para funcionar com maior potência e eficiência de combustível. Em um teste realizado com um motor a diesel semelhante, a revista "Diesel Truck World" descobriu que, após a instalação de um módulo de desempenho, a picape Dodge Ram obteve um aumento de 16% na eficiência de combustível.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível