Como melhorar seus arremessos durante o salto no basquetebol

Escrito por marci blair | Traduzido por marina pastore
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Como melhorar seus arremessos durante o salto no basquetebol
Um jump confiável vai impressionar seus amigos e colegas de equipe (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Assistir a um jogador da NBA fazendo um arremesso durante o salto com uma mão a partir do círculo central pode despertar o atleta dentro de muitas pessoas. O arco alto da bola e a facilidade com que ela cai pela rede causa até inveja; os profissionais fazem a cesta parecer graciosa e simples. Os arremessos durante o salto, chamados de jumps, no entanto, podem ser difíceis e frustrantes de serem dominados. Com perseverança, dedicação, prática e as ferramentas abaixo, você pode cumprir algumas etapas para melhorar seu próprio jump e seu desempenho no basquete em geral.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Bola de basquete
  • Quadra de basquete

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Instruções

  1. 1

    Revise sua postura. É muito difícil melhorar seu jump quando os fundamentos não estão corretos. Certifique-se de que está dobrando os joelhos, segurando corretamente a bola, colocando giro suficiente e estendendo as pernas do modo certo. Algo que pode ajudar é ter um técnico ou colega de equipe assistindo aos arremessos e corrigindo o que estiver errado: uma vez que você desenvolva maus hábitos de postura, eles serão muito difíceis de eliminar. Seu jump não ficará melhor se seus fundamentos não estiverem à altura.

    Como melhorar seus arremessos durante o salto no basquetebol
    Ter um amigo corrigindo sua postura pode ser fundamental (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
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    Dobre seus joelhos e concentre-se em melhorar a altura de seu pulo. Ganhar ar enquanto arremessa é uma das coisas mais importantes para se lembrar: sem dobrar seus joelhos e pular de verdade, você não alcançará o arco necessário e a bola será facilmente bloqueada por seu oponente. É sábio praticar a dobra e o pulo repetidamente, sem terminar o arremesso; assim, você pode se concentrar na técnica e no movimento sem precisar se preocupar em mira e arremesso. Quando os fundamentos de dobra e pulo melhorarem, sua mira e sua altura melhorarão também.

    Como melhorar seus arremessos durante o salto no basquetebol
    Alcançar uma dobra boa nos joelhos garante mais força (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
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    Pratique e aperfeiçoe seu domínio de bola com treinos de arremesso rápido. Depois de dominar a dobra e o pulo, pegue a bola novamente e trabalhe na velocidade com que você a solta. É melhor ter um parceiro para este exercício: faça-o atirar a bola para você, e então a segure e solte o mais rápido possível. Mantenha o foco somente na velocidade com que solta a bola. Também é possível fazer isso sozinho se você driblar a bola para si mesmo, girar em torno de seu próprio eixo, segurá-la e então soltá-la em um arremesso com salto.

    Como melhorar seus arremessos durante o salto no basquetebol
    O momento do arremesso é quando a bola deixa sua mão (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
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    Aprenda a usar o quadro. Ele o ajudará com precisão e mira, e também diminui bastante o número de bolas perdidas em seus arremessos. Se você mirar na bandeja e a altura e a velocidade do arremesso forem suficientes, é provável que a bola quique do quadro e entre na cesta. É bem mais fácil fazer a cesta desse jeito, e não com o deslize perfeito.

    Como melhorar seus arremessos durante o salto no basquetebol
    Pratique usando o quadro com foco em ângulos e mira (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
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    Arremesse de locais diferentes da quadra. A última coisa que você quer é aperfeiçoar seu tiro a partir de um lugar só: você precisa conseguir acertar a cesta de qualquer distância e ângulo. Este exercício também é ideal com um parceiro. Escolha cinco pontos na quadra, vá ao primeiro e peça para seu parceiro passar a bola. Faça o arremesso com salto e corra até o segundo ponto. Seu parceiro passará a bola novamente, e você arremessará pela segunda vez. Repita este processo para os três lugares restantes.

  6. 6

    Pratique os arremessos regularmente. Você nunca melhorará seus arremessos com salto sem prática dedicada e determinada. Monte um cronograma de treino para si mesmo e se dedique a ele: peça para amigos e familiares o ajudarem também. Não se culpe ou desista se não puder fazer por um dia ou tiver um treino ruim.

Dicas & Advertências

  • As corridas, os dribles e o fôlego criado com os treinos melhorarão seu jogo como um todo, e seu jogo melhorará os arremessos.
  • Não desista. Um arremesso com salto eficiente é difícil e demanda prática e paciência.

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