Os melhores acabamentos para vime

Escrito por robert howard | Traduzido por rafaela pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os melhores acabamentos para vime
Um peça de vime pode durar por muito tempo se bem cuidada (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O móvel de vime é atraente, durável e confortável. Uma peça bem conservada pode durar décadas. Um segredo para manter a sua mobília de vime parecendo nova é protegê-la com um bom acabamento. E, para isso, há muitas opções. A melhor escolha dependerá da aparência que você está procurando e com que frequência você está disposto a manter o acabamento da mobília.

Outras pessoas estão lendo

Verniz transparente em óleo

Móveis de vime podem ser incrementados com um verniz transparente à base de óleo. Uma aplicação bem sucedida depende da preparação da superfície. O vime deve estar livre de quaisquer revestimentos existentes. Eles evitarão que o novo acabamento penetre na superfície do vime. O verniz à base de óleo é uma boa escolha se você estiver trabalhando com móveis de vime inacabados ou "nus". Certifique-se de que a mobília está limpa, seca e livre de revestimentos. Aplique o verniz usando um pincel de cerdas naturais. Ele irá penetrar na superfície do vime e não deve empoçar ou criar uma película superficial. A fim de evitar um excesso, volte a pincelar a superfície do vime 15 minutos após a aplicação do verniz. Durante este tempo, o vime deve absorver tanto produto quanto ele aceitar. Passe por uma escova ou panos secos sobre a superfície, removendo qualquer excesso do produto. O verniz transparente colore a madeira, mas não obscurece o padrão de granulação natural da madeira. O efeito deve durar de um a três anos antes de exigir manutenção. Tenha em mente que a proteção UV do produto é derivado do pigmento. Quanto mais escuro o verniz, mais tempo vai durar. Tome cuidado ao descartar os panos utilizados! Alguns óleos são sujeitos à combustão espontânea. Siga as instruções do fabricante quanto ao descarte adequado.

Verniz semi-transparente

Um verniz semi-transparente possui aplicação e desempenho semelhantes ao transparente. Ele é geralmente aplicado com uma única demão. A diferença principal é a quantidade de pigmento no produto, já que o semi-transparente tem um pigmentação maior. O resultado é que ele irá esconder mais o grão da madeira . Além disso, você pode esperar uma maior duração. Um produto de boa qualidade deve durar de dois a quatro anos até que seja preciso uma nova aplicação. Enquanto os vernizes transparentes e semi-transparentes requerem mais manutenção de rotina do que um corante ou uma tinta de cor sólida, a manutenção é relativamente simples. Antes da restauração, lave a superfície da madeira com um limpador específico e de qualidade, deixe secar e depois aplique uma camada de verniz. Não há praticamente nenhuma necessidade de lixar o vime antes da restauração.

Corante ou tinta de cor sólida

Móveis de vime são muitas vezes revestidos com uma tinta que esconde o grão subjacente da mobília. Com a tinta, você pode escolher qualquer cor que quiser. Supondo que você tenha preparado corretamente a superfície antes da aplicação, um acabamento pintado deve durar por vários anos antes de uma nova manutenção ser necessária. Por causa da complexa textura e do padrão dos móveis de vime, recomenda-se o uso de uma tinta em spray. A preparação adequada da superfície é essencial para o sucesso de qualquer acabamento em móveis. Com a tinta, você vai querer se certificar de que a superfície está limpa, seca e livre de quaisquer revestimentos soltos. Se você vai passar tinta por cima de uma superfície já envernizada, antes remova o máximo possível do acabamento antigo. Se você vai passar por cima de uma superfície pintada, certifique-se de que não há tinta descascando. Lixar ou raspar o máximo possível de tinta velha é uma boa ideia se você quiser garantir uma vida útil longa ao seu revestimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível