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Os melhores alimentos para seu cérebro

Frutas são grande fonte de carboidratos complexos que são decompostos em glicose para alimentar o seu cérebro
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Introdução

Seu cérebro é o órgão mais importante em seu corpo. É o grande organizador, interpretando sinais provenientes de todo seu corpo e garantindo que as coisas funcionem adequadamente. Se o seu cérebro não estiver funcionando em seu nível ideal, você vai se tornar lento e letárgico. Suas células cerebrais precisam de duas vezes mais energia do que o restante das células em seu corpo. De maneira geral, a fonte preferida de combustível do seu cérebro são os carboidratos, mas muitos outros compostos, como o ômega 3, também melhoram o funcionamento cognitivo. Fornecer o alimento correto ao seu cérebro pode fazer a diferença entre um desempenho apagado até o final do dia e funcionar no seu melhor.

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Blueberries

Blueberries são possivelmente os alimentos mais conhecidos que aumentam o funcionamento do cérebro. Vários estudos sobre os efeitos de blueberries têm sido realizados e mostraram reduzir o risco de desenvolvimento e efeitos do Mal de Alzheimer. Estudos também demonstraram que o fruto, de maneira geral, melhora o funcionamento cognitivo em ratos.

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Grãos integrais

Grãos inteiros, encontrados em alimentos como cereais e massas integrais, fazem maravilhas para o funcionamento cardiovascular e diminuem o nível de colesterol. Isso pode não parecer ter qualquer relevância para o funcionamento cerebral, mas seus benefícios para o fluxo de sangue traduzem-se em benefícios na função cognitiva. Seu cérebro, como todos os outros órgãos em seu corpo, precisa de sangue.

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Peixes oleosos

Um dos produtos químicos mais comumente citados para melhorar a função do cérebro são ácidos graxos ômega 3. As membranas celulares dentro de seu cérebro são feitas parcialmente de ácidos graxos e estas membranas são essenciais para a transmissão de sinais. Pessoas que ingerem mais alimentos que contêm ômega 3 têm menos risco de acidentes vasculares cerebrais e demência e envelhecem mais lentamente.

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Tomates

Embora seja tão comum comer tomates que não você nem pense em seus benefícios, eles podem ter potencial para a prevenção de doenças como demência ou Alzheimer. Eles fazem isso através da ligação entre os radicais livres e a degradação geral das células do corpo. Tomates contêm antioxidantes que protegem contra os danos dos radicais livres e, portanto, protegem também seu cérebro.

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Nozes

Além de fornecer gorduras benéficas, proteínas e grande quantidade de fibras, as nozes também contêm vitamina E – que tem sido associada a melhorias na memória. Essa suposta relação é resultado de seu conteúdo de vitamina E, assim, sementes, arroz integral e vegetais verdes folhosos poderão também beneficiar da mesma associação.

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Cafeína

O motivo pelo qual você fica animado depois de uma xícara de café é porque a cafeína realmente melhora sua concentração. O principal problema com o uso de café e chá para aumentar a sua atividade cerebral é que os efeitos não duram muito tempo. Evite o consumo excessivo de café, limite-se a até três xícaras por dia.

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Abacates

O abacate ajuda muito seu cérebro da mesma maneira que os grãos integrais; reduzindo o colesterol e aumentando assim o fluxo sanguíneo para o cérebro. Ele também contém gordura monoinsaturada, que é conhecida por melhorar a circulação.

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Frutas

As frutas contêm carboidratos complexos, que são divididos para obter a glicose, a fonte preferida de alimento do cérebro. Açúcar de mesa comum também é um carboidrato, mas um "simples", que tem ação mais rápida e curta duração. Carboidratos complexos levam mais tempo para desconstruir o seu combustível e, consequentemente, fornecem uma fonte de energia mental consistente e duradoura.