Mais
×

Os melhores alimentos para comer se você tiver um problema no fígado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Todos os órgãos internos de seu corpo são necessários para se ter uma vida longa e saudável, e seu fígado é importante para processar nutrientes, remover toxinas do corpo e construir proteínas. Ele consegue aguentar abusos e se recuperar facilmente de uma doença, mas ainda assim é melhor comer alimentos que o mantenham saudável. Se houver um problema com seu fígado, veja abaixo alguns alimentos que não o machucarão e ainda ajudarão a mantê-lo forte e saudável.

Confira alguns alimentos que fazem bem para o fígado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Condimentos

Alho é o principal condimento saudável para seu fígado. Para que desintoxique o corpo de elementos agressivos, como medicamentos ou toxinas naturais, o órgão precisa de enxofre, e o alho é uma excelente fonte dessa substância. Provavelmente, você já sabe que o consumo excessivo de álcool por um longo período de tempo pode danificar o fígado, então, ingerir bastante enxofre ajuda o corpo a combater essas lesões. Açafrão também é um condimento comum que contém o pigmento curcumina, que há muitos anos é usado para tratar de doenças do fígado e da vesícula.

Vegetais

Há muitos anos, a alcachofra vem sendo utilizada para tratar o fígado, e seu ingrediente ativo, o ácido quinafenínico, protege o fígado e o ajuda a se regenerar. É bom saber disso se você já fez uma cirurgia no fígado e uma parte dele foi removida. Ele tem a capacidade de se regenerar por completo, formando um novo fígado saudável. Couves-de-bruxelas, brócolis e brotos de alfafa contêm vitamina K. Normalmente, se você não tiver uma parte do fígado, faltará essa vitamina para mantê-lo saudável e funcionando corretamente. Legumes, feijão e soja têm aminoácidos chamados arginina, que ajudam a desintoxicar e expelir a amônia do fígado e do resto do corpo. O dente-de-leão tem mais nutrientes que a maioria dos vegetais, além de estimular o fluxo de bile pelo fígado. Isso melhora a função renal e sua capacidade de combater congestões e inflamações.

Frango e verduras

Sucos de trigo e cevada são cheios de clorofila, a qual ajuda a purificar e limpar o fígado. Frangos orgânicos livres de pesticidas e antibióticos são ótimos para o fígado, pois eles mantêm e aceleram o crescimento do tecido saudável. Eles também evitam o acúmulo de gordura dentro do fígado, o que pode ocasionar falência e doenças no órgão.

Ômega 3 e gorduras saudáveis

Azeite, óleo de canola e abacate são fontes de gorduras saudáveis que evitam inflamações no fígado. Peixe fresco e nozes são boas fontes de ômega 3, o qual evita a hepatite e a variação dos níveis de insulina.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article