Os melhores alimentos para a lubrificação dos joelhos

Escrito por kat black | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os melhores alimentos para a lubrificação dos joelhos
A junta do joelho é bastante suscetível a macucados e à artrite (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Como o joelho é uma articulação que tem de aguentar muito peso e se envolve em todo o tipo de movimento, ele é propenso a sofrer lesões ou desgastes. Essa junta contém três estruturas ósseas: o fêmur, a tíbia e a patela. As pontas de cada um desses ossos é coberta em cartilagem, e os espaços entre eles são ocupados pelo fluido sinovial. De acordo com um estudo publicado no periódico Arthritis & Rheumatism ("Artrite e reumatismo", em tradução livre), a inflamação nessas duas partes prejudicam a lubrificação da junta e causa a artrite. Infelizmente, não existe uma dieta "mágica" que cura esse mal, mas, no entanto, mudanças na dieta são uma das maneiras mais fáceis e baratas de reduzir a inflamação e melhorar a lubrificação.

Outras pessoas estão lendo

Os ácidos graxos do ômega 3

De acordo com o especialista em nutrição Joy Bauer, os ácidos do ômega 3, uma gordura insaturada, têm propriedades anti-inflamatórias porque inibem a produção de compostos que desgastam a cartilagem. Inclua em sua dieta alimentos ricos em ômega 3, como por exemplo ovos, linhaça, nozes e peixes de águas frias como o salmão e o atum.

Os melhores alimentos para a lubrificação dos joelhos
Nozes são excelentes fontes de ômega 3 (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vitamina C

Á vitamina C ajuda a manter a saúde do colágeno, o que por sua vez mantém a cartilagem em ordem. Essa vitamina é um antioxidante que também reduz os efeitos dos radicais livres que causam inflamações. Alimentos como frutas cítricas, couves-de-bruxelas, couve, pimentões e morangos são ricos nessa vitamina.

Os melhores alimentos para a lubrificação dos joelhos
Coma mais morangos para aumentar seu consumo de vitamina C (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Beta-criptoxantina

Não deixe esse nome assustá-lo, pois a beta-criptoxantina é apenas um carotenoide como o famoso beta-caroteno. Sua estrutura é capaz de convertê-la em vitamina A. Alguns estudos indicam que esse composto reduz significativamente a chance de aparecimento da artrite inflamatória. Boas fontes desse carotenoide são damascos, milho, laranjas, mamão, abóboras, pimenta vermelha, tangerinas e abobrinhas. Como seu corpo absorve melhor os carotenoides quando consumidos com gorduras, inclua em sua dieta fontes saudáveis delas, como peixes e azeite de oliva, para serem consumidos em conjunto com sua beta-criptoxantina.

Os melhores alimentos para a lubrificação dos joelhos
Damascos, tanto frescos quanto secos, são boas fontes do carotenoide (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Quercetina

A quercetina é um antioxidante com grandes efeitos anti-inflamatórios, que são comparáveis aos da aspirina e do ibuprofeno. Para aumentar o consumo dessa substância, inclua damascos, arandos, brócolis, pó de cacau, frutas cítricas, azeite de oliva e cebola em sua dieta.

Os melhores alimentos para a lubrificação dos joelhos
Além de ser ótima fonte de quercetina, o azeite de oliva causa vários benefícios à saúde (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível