Mais
×

Os melhores arbustos para plantar em áreas úmidas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Algumas localidades podem ser mais úmidas devido ao excesso de chuvas, drenagem inadequada ou ambos. Muitos arbustos crescem bem em solos bem drenados de locais mais úmidos. Poucos resistem às doenças causadas pela água acumulada. O ideal é avaliar as causas desse acúmulo, investigar a qualidade do solo e determinar as melhores plantas para cultivar neste local. Os solos mais pesados e de argila compactada retêm mais água e não são apropriados para as plantas, então ele deve ser tratado e modificado para permitir uma drenagem mais adequada. Através de trabalho e preparação, uma variedade de arbustos viverão bem em áreas úmidas.

Dê um charme ao jardim com arbustos (spiraea image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Azaléa

Não troque a beleza pela praticidade. As azáleas florescem durante a primavera e o verão e fornecem uma folhagem colorida no outono. Com mais de 800 espécies disponíveis, é possível encontrar uma variedade adequada para a sua paisagem e gosto. Essas plantas têm raízes superficiais que prosperam bem em solos úmidos. Evite sistemas de irrigação, pois isso pode fazer com que as folhas adoeçam. Plante-as em sombra parcial e com um acolchoado de folhas mortas na primavera.

Salgueiro

Os arbustos de salgueiro têm crescimento rápido e são conhecidos por sua folhagem e não suas flores. Ele é verde com um lado azul-prateado, floresce em solos úmidos e sol pleno, seus ramos se curvam com a brisa e são esteticamente agradáveis nessas condições.

Devido ao seu crescimento rápido, é necessária uma poda sazonal. Após vários anos, será necessária uma poda rejuvenescedora. Neste método, as plantas são cortadas ao nível do solo, ficando o arbusto com uma forma bem compactada. Essas plantas têm usos práticos, evitam a erosão do solo ao longo de margens de rios e outros corpos de água, além disso, sua altura cria uma boa tela de privacidade.

Bambu

O bambu ornamental é um material de cobertura exclusiva para áreas molhadas. Suas hastes variam em altura de 1,5 a 12 metros, dependendo da espécie. Horticultores da universidade do Havaí sugerem o plantio do bambu folha de samambaia, que cresce entre 6 e 12 metros, e o menor, samambaia prateada, que cresce de 1,5 a 3 metros para o uso ornamental.

Estas variedades de bambu são visualmente atraentes. Sendo mais do que simples hastes verdes, elas têm folhas delicadas e pequenas. A variedade samambaia prateada tem folhagem listrada. Prepare o solo antes do plantio, pois estas plantas não prosperam em solos pesados​​ e compactados. Coloque composto e materiais orgânicos em sua terra úmida. A matéria orgânica ajudará a reter a umidade, além de arejar e deixar o solo mais leve.

O bambu fica bem em jardins (bamboo image by Richard J Thompson from Fotolia.com)

Lindera

As linderas crescem selvagens em terrenos alagadiços e úmidos. As floração da primavera produzem flores completamente amarelas, que se transformam em bagas vermelhas no outono. A folhagem verde fica amarelada no outono. Quando plantada em seu habitat natural, não precisa de muitos cuidados.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article