As melhores batatas para fazer chips

Escrito por sarah christensen | Traduzido por carolina rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores batatas para fazer chips
Faça seus próprios sabores de batata chips em casa usando temperos e alguma criatividade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Crocante e estaladiço, com um pouco de sal, batatas chips são uma ótima adição em um churrasco e perfeito lanche para a tarde. Fazer batatas chips em casa pode ser uma ótima experiência e proporciona os chips mais crocantes possíveis. Encontrar a batata perfeita é mais que apenas seu tamanho e você também deve levar em conta o tipo de qualidade da batata.

Outras pessoas estão lendo

A batata perfeita

Batatas chips são melhor feitas com a espécie Solanum tuberosum. No supermercado, elas são conhecidas como batatas-inglesas. Elas são maiores e fazem pedaços grandes de batatas chips.

Escolha as mais frescas do mercado, não apenas aquelas em sua despensa. Quanto mais velha for a batata, mais frutose e glicose terá e eles farão com que os chips fiquem marrons quando cozidos. Escolha batatas que não estiverem brotando, pois essas partes não são boas para fazer as lascas. Quando ela for velha o suficiente para brotar, os amidos internos estão mudando e isso significa que as lascas terão gosto alterado.

Após a batata ser cortada, certifique-se que as lascas estejam ensopadas. Isso lava a maior parte dos amidos e ajuda a aumentar a crocância ao fritar as batatas chips.

Ferramentas para fazer batatas chips

As batatas chips são conhecidas pela sua forma fina e crocante, o que pode ser difícil de fazer manualmente. Comprar um fatiador em uma loja de acessórios de cozinha pode poupar tempo. Outra opção para lascar as batatas é usar um processador de comida com o acessório de corte. Essas podem ser lascas mais grossas, mas serão tão uniformes quanto.

Ao lavar e imergir as batatas, use uma tigela de cerâmica ou plástico. Usar uma de metal pode deixar um leve gosto metálico na água e nas batatas.

Dependendo do método usado na receita das batatas chips, você precisará de uma fritadeira ou uma assadeira de forno. Para a fritadeira, certifique-se de usar uma funda o suficiente. Isso permitirá mais espaço para qualquer bolha estourar antes de sair pelo topo e espirrar em você ou na cozinha. Para a assadeira, uma antiaderente ou revestida é preferível. Isso ajudará a evitar que qualquer lasca grude na panela após assar.

Escolher a receita certa de batata chip

As batatas chips podem ser fritas com uma fritadeira ou assadas no forno. Ambas as técnicas possuem resultados diferentes. As lascas da fritadeira serão melhor revestidas com óleo por ficarem submersas nele, mas também serão cozidas com maior velocidade. As batatas de forno levarão menos óleo, pois ele passa das batatas para a assadeira. No entanto,estas podem demorar mais para ficar prontas.

Temperos para batatas diferentes

A batata assada é a mais comumente usada para fazer batatas chips, mas outros tipos também podem ser usados. Cada um criará um diferente tipo de sabor e você pode querer aumentar esse sabor com temperos.

Batatas avermelhadas são geralmente aromatizadas com manteiga e sal. As batatas Yukon têm um sabor mais suave e se beneficiam de temperos com um pouco mais de vigor, como cominho, páprica ou mostarda. As batatas alevinos tendem a ter uma textura mais amanteigada e cremosa, então, adicione temperos que complementem a manteiga, como alho ou cebola em pó. Batatas vermelhas tendem a ter um gosto mais doce que as outras. Acrescentar um sabor mais suave, como manjericão ou orégano, evitará que a batata chips torne-se insuportável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível