As melhores cores para pintar pisos de concreto

Escrito por deborah stephenson | Traduzido por humberto cesar peterson
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores cores para pintar pisos de concreto
Cores disponíveis é o que não falta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A melhor cor para pintar qualquer parte da sua casa – seja a parede, o teto ou o chão – é a cor que você gostar. Contudo, algumas vezes mesmo os pintores mais aventureiros precisam considerar aplicações práticas. O chão é muito abusado e desgastado. Além de necessitar de uma tinta especificamente desenvolvida para pintar chãos de concreto, achar uma cor que combine com sua função requer um minutinho para pensar.

Corredores e áreas movimentadas

Corredores são sempre complicados para pintar, mas é possível enganar com a pintura para fazer um espaço estreito parece maior ou dar a sensação de aconchego quando uma sala é muito grande. Porém, a dificuldade é exagerada quando a pintura do chão também é necessária. Escolha cores que não mostrem sujeira vinda da movimentação, mas ainda mantendo harmonia com as cores da parede e do telhado. Nesses casos, cores neutras escuras geralmente são a melhor escolha porque esconderão a sujeira, contribuindo para que nada mude a ilusão criada pelas paredes e pelo teto. Cinzas, marrons frios e carvão são ótimas escolhas que não irão prejudicar nenhum esquema de cores.

As melhores cores para pintar pisos de concreto
Corredor (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Cozinhas e banheiros

Enquanto a cozinha e o banheiro são as áreas movimentadas na maioria das casas, eles se beneficiam de cores quentes e mais claras. Ambas os cômodos são espaços que precisam de mais iluminação. A pessoas querem ver o que estão fazendo enquanto se barbeiam, aplicam a maquiagem ou preparam as refeições. Cores escuras, que absorvem a luz, não são o ideal para o chão. Pintar o piso em tons mais brilhantes irá refletir a luz das janelas equipamentos elétricos e adicionar um "brilho alegre" a sala. Marrom avermelhado, vermelho tijolo, verde oliva ou ouro irão complementar o esquema de cores quentes; enquanto que cinza médio, azul ou sálvia funcionam bem com uma paleta fria.

As melhores cores para pintar pisos de concreto
A cozinha geralmente é uma das salas mais movimentadas da casa (David Sacks/Lifesize/Getty Images)

Quartos e cômodos de descanso

Essas salas são lugares de descanso e não são muito movimentadas. Elas são geralmente lugares onde um esquema de cores vibrantes seria improdutivo. Como tal, beneficiam-se de cores mais suaves. Verde floresta, violeta escuro ou azul royal são cores tranquilas e relaxantes em uma decoração baseada no final do espectro. Se pêssego, rosa ou amarelo estão no esquema do quarto, tente combinar a cor principal, mas aprofundando vários tons no chão para dar uma sensação de aconchego no quarto. Um marrom médio ou verde é quase sempre uma boa escolha em cômodos de descanso, afinal essas cores ecoam na textura e nas cores dos livros – particularmente volumes antigos encapados em couro – e são muito relaxantes.

As melhores cores para pintar pisos de concreto
O quarto geralmente é pouco movimentado, e é um lugar relaxante (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Sala de jogos das crianças e áreas de recreação

Cores alegres e brilhantes reinam nessas salas de muita atividade. Esse é o lugar para se divertir com cores primárias, vivas e texturas. Evite, porém, usar muito vermelho. Ele pode agravar a hiperatividade em algumas crianças e algumas vezes pode levar a agressões. Incorpore-o em padrões, como bordas ou pequenas áreas estampadas, se vermelho for sua cor favorita. Um azul brilhante com amarelo e vermelho como cores de destaque é uma combinação "energética". Se você preferir algo menos vibrante mas ainda alegre, use pastel. Substitua o azul brilhante por azul céu ou cinza claro e realce com rosa e amarelo pálido ou verde menta.

As melhores cores para pintar pisos de concreto
Sala das crianças (Creatas/Creatas/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível