As melhores cores para a sala de aula

Escrito por deborah stephenson | Traduzido por clara lee
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores cores para a sala de aula
As cores têm grande influência no nosso humor (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

As cores são importantes em muitos aspectos. A influência delas sobre o nosso humor é tão grande que prisões e até mesmo vestiários esportivos foram experimentalmente pintados de rosa para reduzir a agressividade entre os presos ou jogadores. Devido ao potencial das cores de nos acalmar ou excitar, uma atenção cuidadosa deve ser dada à escolha da aplicação destas nas salas de aula.

Outras pessoas estão lendo

Cores para áreas de estudo silenciosas

Cores suaves e apagadas em uma paleta de tons frios são geralmente melhores para áreas em que o estudo silencioso é o objetivo. Bibliotecas, salas de estudo e salas de aula, onde a ênfase está no estudo ao invés da interação, beneficiam-se dos brancos suaves misturados com verde sálvia ou azul claro, cinzas ou violetas suaves. Porém, essas áreas não precisam ser chatas; use imagens coloridas, uma moldura clara ou uma guarnição com contraste para dar ênfase a uma paleta de tons neutros ou claros. Uma faixa estreita de amarelo vibrante pintada em torno de uma sala com um tom lavanda bem claro acima e um tom médio de cinza abaixo é uma boa combinação.

Cor para áreas de exercício físico

Vermelho é a cor da emoção e, por isso, boa para uso em salas de ginástica e áreas de recreação. No entanto, é melhor usá-la com moderação, apenas para detalhes, uma vez que também tende a promover a agressão. Use outras cores quentes estimulantes, como laranja ou amarelo - que são alegres sem levar à agressividade - para dar toques em cantinas escolares ou auditórios. Para evitar um estímulo excessivo em qualquer uma dessas áreas, procure um tom de creme geral com um vermelho menos vibrante, como bordô, ou dê toques de cor com um padrão laranja e amarelo brilhante no terço superior de uma parede branca ou verde clara.

Cores para salas de aula

Pode ser complicado conseguir a combinação certa de cores para alternadamente estimular e acalmar durante as sequências de um dia típico da escola. Uma ideia sugerida pela "School Planning & Management" é usar uma cor enérgica e clara na parede atrás do professor, e uma cor neutra ou calma nas outras três paredes. As crianças serão estimuladas ao olharem para o professor, mas a cor repousante das outras paredes irá reduzir a fadiga ocular e estimular o estudo. Uma boa combinação seria uma parede frontal de tom médio azul ou verde com paredes laterais em um tom pálido de amarelo, azul ou verde com detalhes em grafite; ou tentar um violeta avermelhado profundo na parede frontal, com paredes laterais em cinza claro e branco ou grafite para detalhes e molduras.

Cores para crianças de diferentes idades

As crianças mais novas parecem gravitar em torno de cores primárias vibrantes, como vermelho, azul e amarelo, mas estas podem ser muito enérgicas às vezes. Uma boa medida é pintar as paredes de um branco suave e então criar uma moldura artística cerca de um terço acima do chão (e não mais de 60 cm de altura) com desenhos em vermelho, amarelo e azul. No entanto, é importante não utilizar um branco brilhante, uma vez que tem um efeito estimulante semelhante ao das cores vibrantes. As crianças mais velhas preferem cores populares ou tons suaves. Cores de times são boas escolhas se não forem muito vibrantes (ou se usadas com moderação com cinza ou branco suave).

Corredores escolares

Esses espaços são para uso de curto prazo entre as aulas. Os corredores são uma área em que um pouco de cor enérgica é uma bênção para mover rapidamente os estudantes de uma classe para outra e evitar atrasos indevidos. Use cores vibrantes para as molduras e imagens - especialmente cores da escola. Mantenha fundos neutros para reduzir o comportamento agressivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível