Os melhores esquemas de iluminação cinematográfica

Escrito por peter lancett | Traduzido por maria macedo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os melhores esquemas de iluminação cinematográfica
Iluminação de palco (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

No cinema e na televisão, a iluminação é usada para garantir que todos os elementos que o diretor quer que o público veja serão claramente gravados em filme ou vídeo, dependendo do meio que está sendo usado para gravar as imagens. Em alguns casos, como os filmes de terror ou suspense, a iluminação é usada para definir o clima da cena, como quando a luz é usada para criar sombras assustadoras em um filme de terror. Há configurações padrão para certas cenas cinematográficas que resultam nos melhores resultados.

Outras pessoas estão lendo

Iluminação de três pontos

A iluminação de três pontos é a configuração básica para iluminar temas cinematográficos e envolve o uso de uma luz principal, uma luz de preenchimento e uma contra-luz. A luz principal é geralmente a mais brilhante das três luzes. Ela é utilizada para iluminar a face do objeto para o qual a câmera está apontando. Como a luz principal não pode ocupar o mesmo espaço que a câmera, ela é normalmente posicionada em um dos lados da câmera, iluminando o objeto por um determinado ângulo. Isto significa que um dos lados do objeto fica mais claro do que o outro. Para garantir que o outro lado não seja visualizado com uma sombra não natural, uma luz de preenchimento é usada. Sendo esta posicionada do outro lado da câmara. A iluminação de preenchimento é menos intensa do que a iluminação principal. Desta forma, o objeto não parecerá duro e plano.

Finalmente, a contra-luz é colocada atrás do objeto, muitas vezes a um ângulo diametralmente oposto à luz de preenchimento. A contra-luz usa uma luz suave por trás do objeto, que suaviza as bordas duras criadas pela luz principal e a luz de preenchimento. Isso faz com que o objeto pareça mais realista e tridimensional.

As luzes principais devem ser colocadas do lado do objeto de onde a iluminação natural deve vir. Por exemplo, se o personagem estiver em pé em uma sala com uma janela, a luz principal deve ser colocada para que pareça estar vindo da janela.

Os melhores esquemas de iluminação cinematográfica
Película cinematográfica (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Filme Noir

Filme noir é um estilo de filme com histórias de temas sombrios e fatalistas geralmente envolvendo criminalidade urbana ou corrupção. Alguns clássicos noir famosos são "À Beira do Abismo" e "Pacto de Sangue". Filme noir é geralmente filmado em preto e branco, já que este estilo melhor se adéqua ao tom sinistro do tema. O clima é acentuado pela utilização de uma iluminação dura e de um único ponto de luz (uma unica fonte de luz) para criar sombras negras e profundas. Com foco em uma única área do quadro, como um dos lados do rosto do personagem. Muitas vezes, uma luz única com um feixe estreito de foco iluminará somente um dos lados do rosto de um personagem sinistro.

Os melhores efeitos são obtidos colocando a luz em um ponto mais alto do que o rosto do personagem e posicionando a câmera mais para baixo. Desta forma, o personagem parece estar pairando sobre a plateia. Pouca ou nenhum iluminação de preenchimento é usada, então a parte limitada do quadro que a luz atinge se destaca em contraste com todo o resto. As áreas adjacentes ao local onde a luz incide são lançadas em profundas sombras negras.

Luz solar brilhante

As sessões ao ar livre têm a mesmas necessidade de iluminação que sessões gravadas em interiores. De modo que o objetivo muitas vezes é alcançar ao ar livre o que foi alcançado em interiores usando uma configuração básica de iluminação de três pontos. Em um dia ensolarado ao ar livre, a luz principal é o sol. O problema é que você não pode controlar o brilho do sol ou a sua posição.

Mas pode controlar a forma como o objeto é iluminado utilizando o sol. Posicione um refletor de tal forma a iluminar o objeto de baixo para cima, refletindo a luz solar de volta para o mesmo. Esta luz refletida atua como uma luz de preenchimento. A iluminação refletida é mais suave do que a luz solar original e ajuda a remover a dureza do contraste entre as sombras, proporcionando profundidade tridimensional. Se a luz natural for muito dura, você pode colocar filtros ou difusores feitos de gaze entre o sol e o objeto que estiver sendo filmado. Isso suavizará a luz que atinge o objeto. E você ainda poderá utilizar um refletor como luz principal. O refletor pode ser posicionado para utilizar luz solar direta ou difusa. Dependendo da quantidade de luz de preenchimento que escolher usar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível