As melhores facas para tirar pele de alces

Escrito por jeremiah blanchard | Traduzido por beatriz palma
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores facas para tirar pele de alces
O alce é o maior mamífero com galhada da América do Norte, além de ser um favorito dos caçadores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Caçadores e taxidermistas precisam ter lâminas afiadas e firmes para retirar a pele de animais. Atualmente, existe uma grande variedade de facas com esse propósito disponíveis para venda, além de muitos outros modelos que não são diretamente desenvolvidos para isso. No caso dos alces, uma lâmina firme é essencial para cortar através de sua pele resistente. Por mais que existam vários tipos de facas para esfolar animais, as melhores vêm com características específicas.

Facas para tirar pele

As facas específicas para tirar pele são feitas exatamente para esse propósito e vêm em uma grande variedade de estilos. Tipicamente, o melhor tipo de faca para ser usada em um alce apresenta uma lâmina fina que pode ser levemente flexionada, visando um desempenho melhor nas curvas e nas juntas. As melhores facas são feitas de aço cirúrgico e possuem lâmina em forma de gancho, capaz de perfurar e cortar ao redor de áreas pequenas. A empunhadura deve ser levemente mais longa do que a lâmina em si, para manipular mais facilmente e aplicar mais pressão. Por experiência, a maioria dos taxidermistas possui uma grande variedade de facas para tirar pele, algumas mais longas e outras mais curtas, visando a utilização em diferentes partes do animal.

Facas de lâmina fixa

Os alces crescem até ficarem muito grandes e possuem uma pele muito grossa. As facas de lâmina fixa são as melhores opções para destripar e descarnar o animal. As melhores dessas facas, em geral, possuem mais de 18 cm de comprimento e 4 cm de largura. Suas lâminas precisam ser bem afiadas, para cortar através da carne, e muito fortes, para separar o osso ilíaco do osso pélvico. As melhores lâminas fixas possuem uma empunhadura forte e fenólica ou de madeira e são forjadas com aço inoxidável grosso e endurecido. Essas facas podem ser limpas muito facilmente, se comparadas às facas dobráveis.

Facas dobráveis

As facas dobráveis podem ser utilizadas para vários propósitos, incluindo tirar a pele de alces. Por mais que sejam muito menores, elas podem ser utilizadas para separar a pele e a carne em áreas que uma faca maior não alcança. Para retirar a pele, as melhores facas são as feitas de metal sólido, que permitem uma limpeza fácil depois do uso. As facas dobráveis que apresentam extremidades com serras podem ser úteis em alguns casos, mas há o risco de que ela corte mal a pele, deixando pontas dentadas e indesejadas. O melhor é utilizar lâminas sólidas, muito afiadas e levemente flexíveis, com pelo menos 8 cm de comprimento.

Facas para descarnar

As lâminas para descarnar são projetadas especificamente para cortar carne. Elas possuem uma pequena ponteira que se curva para trás na direção da empunhadura, parecida com um gancho de anzol. Ela é utilizada para cortar através da barriga e ao redor de órgãos em uma linha reta. Essas facas podem ser muito longas ou curtas. Para tirar a pele de um alce, a lâmina deve ser firme, muito afiada e um pouco mais longa, visando uma melhor manipulação e um corte mais eficiente através de carnes grossas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível