Mais
×

As melhores faculdades de engenharia do Brasil

Com o Brasil sede de dois grandes eventos – a Copa do Mundo e as Olimpíadas – a economia está aquecida e andam sobrando vagas para trabalhadores especializados. Uma das carreiras mais promissoras no País é a de engenheiro. Também em razão de programas governamentais de incentivo à construção civil, a demanda por engenheiros é grande. Se você se interessa pela carreira, saiba quais são os melhores cursos de engenharia do Brasil.

Engenharia é uma das carreiras mais promissoras do País (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

IME – Instituto Militar de Engenharia

Sediado no Rio de Janeiro, o Instituto Militar de Engenharia, o IME, nasceu com a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, que foi criada em 1972. O nome atual, conhecido no meio acadêmico, foi dado à instituição em 1959. O estabelecimento de ensino é responsável, no âmbito do Exército do Brasil, pelo ensino superior de Engenharia. No IME, estudam militares e civis, em cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária. Além da formação, há atividades científicas, o que contribui para o desenvolvimento científico do Brasil.

IME é escola de Engenharia do Exército (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Uma das mais importantes instituições de ensino do Brasil, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, é referência de ensino superior de alta tecnologia no País. Seu curso de engenharia Civil está entre os dez melhores em todas as avaliações recentes feitas pelo Ministério da Educação. Os cursos de Engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica e Ciência da Computação também se destacam com ótimas avaliações feitas pelo MEC. Sua sede está localizada na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

ITA é destaque no curso de Engenharia Aeronáutica (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Alunos que pretendam cursar engenharia em uma instituição renomada, com bons professores e bons resultados em avaliações educacionais podem ainda optar pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2013, o Guia do Estudante, que avalia as faculdades pelo Brasil, classificou com cinco estrelas – a nota máxima – oito cursos de engenharia da faculdade, além de mais 15 de outras carreiras. São eles: Engenharia de Aquicultura, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química.

Engenharia Química é uma das oito engenharias com maior nota na UFSC (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Poli-USP - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo está entre uma das melhores universidades públicas do mundo. E, com o curso de engenharia, não é diferente. Quem se forma pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a Poli-USP, ganha reconhecimento logo que ingressa em seu disputadíssimo vestibular. Após se formar no curso de engenharia, os egressos da USP não costumam ter dificuldades de conseguir bons empregos. A instituição foi fundada em 1893 e oferece 17 cursos de graduação. Também é o maior centro de pós-graduação no País na área de Engenharia. A Poli ainda se destaca nas pesquisas científicas e tecnológicas.

Poli-USP se destaca também em pesquisa científica e tecnológica (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

UnB - Universidade de Brasília

A Universidade de Brasília (Unb), fundada em 21 de abril de 1962, dois anos após a fundação da capital do Brasil, está entre as dez melhores universidades públicas do Brasil, segundo pesquisa do Guia do Estudante. Entre os cursos que se destacam na instituição, que possui quatro campus na cidade, estão alguns de engenharia. O curso de Engenharia Eletrônica, por exemplo, foi eleito o melhor curso do País, entre 34 existentes no Brasil.

Universidade de Brasília está entre as dez melhores públicas do País (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article