As melhores flores para abelhas

Escrito por jolene hansen | Traduzido por lara scheffer
As melhores flores para abelhas
Árvores e arbustos que florescem na primavera fornecem alimento para as abelhas (bjonesphotography/iStock/Getty Images)

As abelhas e as flores têm relações mutuamente benéficas. As flores fornecem o néctar ou pólen que as abelhas precisam, e a polinização feita pelos insetos ajuda as flores a produzirem frutos e sementes. O vento também favorece a polinização de algumas plantas, mas muitas espécies dependem exclusivamente das abelhas.

Abelhas não nativas são polinizadoras importantes, mas as nativas, de todas as formas e tamanhos, têm um papel essencial. As diferentes espécies desse inseto preferem flores diferentes, mas algumas características atraem todos os tipos de abelhas. Ao plantar flores com uma ou várias dessas qualidades, você ajuda as abelhas e aumenta a produtividade de seu jardim.

Cor e fragrância das flores

As abelhas preferem flores de cores vivas — principalmente as amarelas, brancas e roxas-azuladas. Algumas espécies, como a margarida-amarela, também possuem marcações ultravioletas — invisíveis ao olho humano — que indicam a presença do néctar. Grandes quantidades de flores de uma única cor posicionadas contra cores contrastantes também atraem as abelhas.

Da mesma forma que as fragrâncias florais agradam às pessoas, aromas agradáveis atraem as abelhas. Muitas plantas modernas, cultivadas por sua beleza e forma, têm pouca fragrância. Relíquias antigas, como a rosa rugosa, deliciam as abelhas com flores extremamente cheirosas.

O aroma da lavanda azul atrai grupos de abelhas, assim como malmequeres amarelos-dourados sazonais e as margaridas brancas.

As melhores flores para abelhas
A fragrância e a cor da lavanda atraem as abelhas (jatrax/iStock/Getty Images)

Forma e tamanho da flor

Algumas abelhas se especializam em certos tipos de flores, enquanto outras visitam todas elas. A anatomia influencia nessa preferência. Algumas espécies de abelhas acessam o néctar com suas línguas compridas, mas outras têm línguas menores. Flores rasas e lisas simplificam o processo para ambos os casos.

As flores da família Asteraceae, como o girassol e a equinácea púrpura, fornecem faces abertas com pouso fácil para todas as abelhas — além de pólen e néctar abundantes.

Os insetos com línguas compridas também visitam plantas com flores tubulares, como as do gênero Penstemon e a dedaleira.

As melhores flores para abelhas
Os girassóis oferecem néctar e pólen acessíveis (TongRo Images/TongRo Images/Getty Images)

Produção de néctar

O néctar fornece alimento em forma de açúcar, aminoácidos essenciais e umidade necessária para as abelhas. Elas geralmente procuram mais néctar do que pólen, então grupos de flores ricas em néctar agradam esses insetos. Fazendo menos viagens entre as flores as abelhas gastam menos energia.

Muitas ervas culinárias e ornamentais da família da menta, cultivadas como plantas sazonais, produzem grandes quantidades de néctar floral se comparadas a outras plantas com flores. Os caules quadrados característicos — e as abelhas — identificam essas flores, incluindo erva-cidreira, melissa, alecrim e nepenta.

As melhores flores para abelhas
As flores ricas em néctar da erva-cidreira alimentam bem as abelhas (NajaShots/iStock/Getty Images)

Apresentação do pólen

As abelhas coletam o pólen — que aparece como sacos amarelo-alaranjados em suas patas traseiras — para a próxima geração de abelhas. Ele fornece nutrição rica em proteínas para seus filhotes. Algumas flores produzem um pólen leve que flutua no ar. Em outras, ele é denso e grudento. Sem a ajuda desses insetos, a polinização não ocorreria.

As abelhas preferem algumas flores, como a papoula, estritamente por suas flores ricas em pólen, mas sem néctar.

As flores vegetais sazonais na família das batatas não produzem néctar, apenas pólen. Essas incluem tomates, batatas, berinjelas e pimentões. Essas flores precisam de uma técnica de vibração especial conhecida como "polinização de zumbido". As abelhas maiores são especialistas, mas as menores não conseguem fazê-la. Agrupar essas flores ricas em pólen atrai as abelhas e faz com que os vegetais sejam polinizados.

As melhores flores para abelhas
As flores de tomate atraem algumas espécies de abelhas (NorthHatley/iStock/Getty Images)

Época de florescimento

Algumas abelhas coletam alimento durante todo o ano, quando o clima permite. Outras, apenas do final do inverno até o final do outono. Geralmente, elas visitam todos os tipos de flores, sem preferências. Manter flores diferentes durante todo o ano mantém as abelhas ativas e felizes.

Outros tipos de abelhas nativas têm temporadas específicas e limitadas. As adultas só ficam ativas por algumas semanas do ano. Esses períodos variam dependendo da espécie, então as que visitam seu jardim no início da primavera não são as mesmas que procuram suas flores no outono.

As plantas nativas da sua região se adaptam às abelhas nativas da área. Suas flores coincidem com espécies específicas de abelhas que realizam a polinização ao buscar pólen e néctar. As flores nativas locais atraem abelhas nativas locais e ajudam a garantir que ambas prosperem por várias gerações.

As melhores flores para abelhas
As flores nativas em sua região coexistem com abelhas nativas (Marek Walica/iStock/Getty Images)

Habitat dos arredores

As flores não são a única coisa que atrai as abelhas ao jardim. Habitats convidativos aumentam as visitas desses insetos. Algumas espécies precisam de água, além do pólen e do néctar. Uma banheira para pássaros ou um prato raso com água fará com que elas se sintam bem-vindas. Flores de várias alturas fornecem abrigo a elas, assim como casas para abelhas ou pequenas pilhas de galhos.

Certas espécies são sociais e vivem em colônias, mas a maioria das abelhas nativas é solitária. Muitas vivem sob o solo e precisam de solo livre, sem material orgânico, para criar seus lares.

Mantenha seu jardim um local agradável para abelhas e evite o uso de pesticidas. A maioria das plantas floresce e produz néctar durante o dia; a atividade dos insetos também costuma ocorrer nesse período. Se precisar usar substâncias químicas, limite seu uso ao período da noite, quando as abelhas não estão ativas. Nunca use pesticidas perto de flores abertas.

As melhores flores para abelhas
A água complementa as flores que produzem néctar e pólen (Scott Williams/iStock/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível