Mais
×

Os melhores fones de ouvido para guitarristas

Atualizado em 17 abril, 2017

Guitarristas adoram tocar alto, mas seus ouvidos não gostam tanto assim. Não há nada como ouvir a si próprio alto e claro durante uma performance ao vivo ou ensaio, mas também não há nada que cause tanto dano a sua audição. Volumes altos podem reduzir sua audição em questão de minutos, fazendo fones de ouvido essenciais na vida do músico. Fones de baixo custo bloqueiam bastante barulho mas eliminam muito do som que você quer ouvir. Gastar alguns reais a mais pode comprar a proteção tanto quanto a qualidade sonora.

Guitarristas ao vivo (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Fones de ouvido personalizados

Fones de ouvido personalizados são moldados para encaixar no seu canal auditivo e prover qualidade sonora em volume reduzido. Esses são os mais caros (um par básico custa em média R$360), porém são os melhores. Fones personalizados incluem filtros que reduzem o barulho para níveis seguros, mas mantêm as frequências que guitarristas precisam ouvir (em específico, frequências de vocal e frequências médias de guitarra.)

Retornos intra-auriculares

Retornos intra-auriculares são fones projetados especialmente para performances ao vivo. Sistemas intra-auriculares não somente filtram barulhos nocivos como também estão ligados a mixagem de som e permitem o usuário escolher especificamente o que querem ouvir na mixagem de seu retorno. Contanto, pessoas com retornos intra-auriculares devem ser cuidadosos: assim como fones normais, aumentar muito seu volume pode danificar a audição. Esses aparelhos custam várias centenas de reais, dependendo da marca e qualidade.

Fones de ouvido de alta fidelidade

Alguns fones de ouvido produzidos em massa proporcionam amplo cancelamento de ruídos. Taxas de barulhos estão marcadas na embalagem: cancelamento de ruídos de cerca de 20 dB é suficiente para a maioria dos guitarristas. A loja de música Musician's Friend ("Amigo do músico") recomenda fones vendidos pela marca Hearos. Apesar não serem personalizados como os modelos mais caros, eles ainda permitem frequências de guitarra específicas serem ouvidas em níveis seguros.

Fones de ouvidos de espuma

Fones de espuma são baratos e provêm cancelamento de ruídos, mas ele podem interferir na habilidade do guitarrista de ouvir seus timbres e seus companheiros de banda. Fones de uso industrial são projetados para controladores de tráfego aéreo, técnicos de oficinas e outros trabalhadores que o ofício requeira forte redução de ruídos sem se preocupar com as frequências. Fones de espuma são uma boa escolha para guitarristas com pouco dinheiro, mas eles irão abafar o som que faz a música ser tão agradável.

Algodão, lenços de papel e outros

Muitos guitarristas já colocaram algodão ou papel higiênico enrolado nos próprios ouvidos. Apesar de parecer útil, na verdade não provém qualquer proteção. Guitarristas que aparecem para ensaios sem fones de ouvido não deveriam praticar até que tivessem achado um ou devem pedir para os companheiros de banda para ensaiarem em volume reduzido. Todo guitarrista deveria carregar um pacote reserva de fones de ouvido em sua case de guitarra ou chaveiro.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article