×
Loading ...

As melhores madeiras para usar em colunas de varandas externas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A varanda é a primeira impressão da sua casa. É nela que seus visitantes são recebidos e as noites quentes de verão são apreciadas. As melhores colunas de madeira suportarão o peso da estrutura, enquanto darão um toque decorativo e acolhedor. A melhor madeira que você pode escolher é naturalmente resistente a pestes e à decomposição.

As colunas da varanda podem ser lisas ou ter entalhes decorativos (Noel Hendrickson/Photodisc/Getty Images)

Mogno

O mogno é uma madeira exótica que, devido as suas propriedades, é a melhor escolha para ser usada ao ar livre. Ela é naturalmente resistente a danos causados por insetos e impermeável à água. É uma bela madeira livre de nódoas e que não precisa ser selada. No entanto, também possuí diversas desvantagens. Essa é uma das madeiras mais caras e muitas de suas espécies estão ameaçadas de extinção.

Loading...

Carvalho

A bela textura do carvalho o torna uma madeira popular por motivos decorativos, mas ela também é forte e resistente, sendo perfeita para o uso externo. O carvalho mudará de cor ao longo do tempo. Ele pode desbotar quando em contato com a luz solar direta e é propenso a escurecer naturalmente com o tempo.

Sequóia (Pau-brasil)

A sequoia é mais fácil de trabalhar do que outras madeiras e proporciona uma linda estética para suas colunas da varanda. Ela precisa ser selada ou envernizada. Essa madeira também pode ser usada dentro de casa, criando uma transição suave e consistente entre a varanda e o interior da casa. Entre as desvantagens da sequoia estão: ela é suscetível à umidade e, por ser uma madeira mais macia, é propensa a sofrer arranhões ou a amassar.

Dicas

No geral, a melhor madeira para a coluna da sua varanda externa é uma escolha particular de acordo com o design da sua casa e requer a manutenção adequada. Se você planeja pintar as colunas da varanda, a melhor madeira seria uma que aceite bem a tinta, como pinho ou cedro. Se for utilizar colunas ocas, será necessário fazer pequenos buracos nas parte superior e inferior para que ela ventile. Não se esqueça de cobrir os buracos com material apropriado para manter as pragas longe dela.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...